Assaltos milionários

Crime do momento: mais de 10 joalherias assaltadas em dois meses no Brasil

O furto à joalheria na Savassi, em BH, é só mais um em uma lista extensa de roubos a lojas do mesmo perfil pelo país; relembre alguns episódios marcantes

Por Tatiana Lagôa
Publicado em 27 de junho de 2022 | 12:26
 
 
 
normal

O furto à joalheria da Savassi, em Belo Horizonte, na madrugada desta segunda-feira (27), é mais um em uma lista extensa de crimes com o mesmo perfil. Em todo o Brasil, os prejuízos para o setor têm sido milionários em ações criativas com uso de barracas e até buquês de flores para esconder a ação criminosa. São pelo menos 12 casos registrados no Brasil em maio e junho.

Esse é o terceiro episódio de assalto a joalherias em Belo Horizonte neste ano, mas, em outras cidades do Estado existem vários exemplos parecidos. Em Montes Claros, no Norte de Minas, uma mesma joalheria chegou a ser assaltada por sete vezes. Agora o local fica fechado e o atendimento é feito somente após o cliente tocar a campainha. 

Na maior parte dos casos, a polícia ainda não identificou os suspeitos. No BH Shopping, por exemplo, a polícia civil não prendeu ninguém passados quase dois meses do crime. 

Veja alguns casos recentes de assaltos a joalherias


2 de maio: Assalto a uma joalheria em São Luís, no Maranhão, deixou mais de R$ 300 mil em prejuízo. A dupla envolvida no crime foi presa no dia 24 de junho. 

7 de maio: Grupo armado assalta joalheria no BH Shopping causando pânico entre clientes e lojistas. Ninguém foi preso até o momento.  

20 de maio: Joalheria é assaltada no  shopping Itaú Power Shopping, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os criminosos ainda não foram localizados. 

31 de maio: Uma joalheria foi assaltada no centro de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Câmeras de segurança mostraram que os ladrões usaram barracas de papelão, plástico e cobertor para esconder a ação criminosa.  Com o uso de uma chave micha, eles conseguiram abrir as cinco fechaduras e furtar joias, como cordões, anéis e brincos.

4 de junho de 2022: Um grupo de seis homens armados assaltou uma joalheria no Shopping Ibirapuera, zona sul de São Paulo. Houve troca de tiros, mas sem vítimas. 

6 de junho: Dois homens roubaram uma joalheria no centro de Vitória, no Espírito Santo, e deixaram um prejuízo estimado em R$ 300 mil.  

08 de junho: Uma joalheria foi assaltada, na tarde daquela quarta-feira, no bairro Mangabeira, em João Pessoa. Três homens anunciaram o assalto e um policial militar que estava à paisana no local chegou a ser rendido pelos suspeitos. Um deles ficou ferido após uma troca de tiros e os outros dois fugiram. 

8 de junho: Uma joalheria de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, foi assaltada pela sétima vez consecutiva. Após a sequência de prejuízos, o local passou a ficar de portas fechadas. É preciso tocar o interfone para ser atendido. 

15 de junho: Uma mulher foi feita refém por assaltantes que invadiram uma loja de semijoia, localizada na avenida Augusto Montenegro, em Belém, no Pará. 

25 de junho:  Um assalto a duas joalherias dentro do Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, em São Paulo, deixou duas pessoas feridas. As vítimas são seguranças do centro de compras e foram hospitalizadas. Pelo menos três suspeitos foram presos e um baleado. Uma cliente foi feita refém na fuga.

25 de junho: Um assalto a uma joalheria no Village Mall, um shopping com lojas de alto padrão na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro foi assaltado no início da noite de sábado. Uma mulher foi feita refém. Houve troca de tiros e necessidade de reforço com equipes da PM, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

27 de junho: Furto consumado em joalheria na Savassi, em Belo Horizonte. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!