Criminalidade

Ensaio Geral em BH tem dezenas de celulares furtados e ao menos três detidos

Reportagem de O TEMPO ouviu relatos de várias vítimas de furto durante o evento; homem foi preso por uso de substâncias ilícitas

Por Guilherme Gurgel, Leticia Fontes e Raquel Penaforte
Publicado em 13 de janeiro de 2024 | 15:47
 
 
 
normal

 

A reportagem de O TEMPO esteve, na tarde deste sábado (13), no Ensaio Geral, e conversou com vítimas e militares que informaram sobre dezenas de furtos de celulares. No entanto, oficialmente, a Polícia Militar não fechou o balanço oficial e, até as 20h20h, verificou 25 ocorrências dessa natureza.

A corporação ressaltou a importância de registrar furto, roubo ou extravio de qualquer objeto pessoal.  “É fundamental que a polícia seja procurada assim que perceber que algum objeto foi extraviado para que a ocorrência seja feita e possamos fazer estratégias para prevenir e evitar outros furtos”, disse o sargento Leonardo, do 22º Batalhão da Polícia Militar.

O posto militar montado para atender os foliões na região já acumula dezenas de registros de aparelhos furtados na tarde deste sábado. Além disso, ao menos três homens haviam sido detidos, por diferentes crimes no evento. 

De acordo o sargento Leonardo, do 22º Batalhão da Polícia Militar em Belo Horizonte, até o momento foram registrados, em média, seis ocorrências de furtos durante o ensaio de Carnaval na avenida dos Andradas, na altura do bairro Pompeia, na região Leste da capital. Ainda segundo o Sargente, duas pessoas foram detidas por tráficos de drogas. 

Segundo o militar, também foram registradas outras duas ocorrências de extravio, que é quando a pessoa perde algum objeto. O sargento reconhece que o número de ocorrências pode ser mais alto já que muitas pessoas não fazem o registro policial. Ele pondera, porém, que o evento tem ocorrido com tranquilidade e segurança. 

“A concentração iniciou na parte da manhã. Estamos com um ponto de registros de ocorrências, então, toda a demanda do evento é direcionada para cá. Nós estamos com efetivo em várias unidades da Polícia Militar, temos também o batalhão de trânsito trabalhando, enfim, são vários efetivos empenhamos. Os militares ficam transitando na via de forma ostensiva para dar maior segurança às pessoas que estão aproveitando o evento”, explicou o sargento. 

Festa acabou mais cedo

As irmãs Brenda Martins, 30, e Ana Clara Oliveira, 20, tiveram que sair mais cedo do ensaio no Carnaval, na avenida dos Andradas, na região leste de BH. O motivo não foi a chuva. Elas foram uma das vítimas de furto durante a folia neste sábado (13). As irmãs tiveram dinheiro e o celular furtados. 

“O mais revoltante é que eu não percebi, eu fui vê que abriram a minha pochete muito tempo depois. Ai não tinha mais jeito.”, disse Brenda, que aguarda no posto policial há mais de uma hora para registrar a ocorrência.

“Era meu celular que usava para estudar. Não tenho como comprar outro. Tudo isso desanima demais de ir para a rua”, desabafa a estudante de veterinária, Ana Clara.

Um dos militares relatou à reportagem que os criminosos que praticam os furtos no evento atuam em conjunto. 

Cuidados com pertences pessoais

O sargento Leonardo, do 22º Batalhão da Polícia Militar em Belo Horizonte fez um apelo para que os foliões que tiveram celulares furtados ou qualquer outro tipo de ocorrência realizem o registro policial. “É fundamental que a polícia seja procurada assim que perceber que algum objeto foi extraviado para que a ocorrência seja feita e possamos fazer estratégias para prevenir e evitar outros furtos”, pontuou. 

O sargento também detalhou algumas medidas de segurança para os foliões. “É sempre importante lembrar em manter objetos de valor, como o celular, à guarda do corpo, não trazer quantas quantidades de dinheiro, correntinhas, pulseiras de ouro principalmente. A gente está tratando de um evento de 20 mil pessoas ou mais”, completou.

O evento

O Ensaio Geral testa o novo sistema de sonorização da folia, com caixas de som espalhadas pela avenida dos Andradas para reproduzir o som da banda em tempo real. A festa também acontece de 10h às 20h no domingo (14).

O ensaio conta com a participação de oito blocos carnavalescos da cidade: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então, Brilha!, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. Mesmo com tempo fechado e com ameaça de chuva, o número de foliões é grande na tarde deste sábado.

Até á 23h, a Avenida dos Andradas, entre as avenidas Alphonsus de Guimarães e Silviano Brandão, estará totalmente interditada. No domingo (14), a via será bloqueada às 8h e será liberada ao trânsito na madrugada de segunda-feira (15) após a desmontagem da estrutura.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!