Educação

Ensino médio: reunião sobre volta às aulas em BH termina sem definição de data

Comitê de Combate à Covid mais uma vez discutiu sobre os critérios para o retorno dos estudantes

Por Renata Evangelista
Publicado em 14 de julho de 2021 | 20:59
 
 
 
normal

O Comitê de Combate à Covid-19 de Belo Horizonte voltou a se reunir nesta quarta-feira (14) para discutir sobre o retorno dos estudantes do ensino médio nas aulas presenciais. No entanto, a reunião foi encerrada sem uma definição de quando os jovens alunos vão ter aval para frequentar as instituições públicas e privadas.

Os integrantes do comitê, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), destacaram que é preciso melhora nos indicadores da pandemia para avançar no processo das aulas presenciais. Até o momento, estudantes até o 9º ano estão liberados para ir às escolas.

A Prefeitura de BH (PBH) explicou que, para o ensino médio, é preciso que o Matriciamento de Risco (MR) - parâmetro que mede a incidência da Covid-19 a cada 100 mil habitantes e sua tendência, como taxa de mortalidade e pressão sobre o sistema de saúde esteja pelo menos 81% -, esteja em pelo menos 81%. Atualmente, a taxa está em 76%. 

Quanto mais perto de 100%, mais próximo da normalidade e da reabertura total das instituições de ensino. O dado é atualizado no Boletim Epidemiológico e Assistencial. "É preciso planejar o retorno de atividades presenciais, de forma gradual e segura, com base em evidências científicas", destacou o executivo.

Confira abaixo os valores do MR:

- Abaixo de 50%: fechamento de todas as escolas, permissão somente para aulas on-line (virtuais)
- De 50% até 70%: retorno às aulas presenciais somente para crianças até 5 anos e 8 meses
- De 71% até 80%: retorno às aulas presenciais somente para crianças até 5 anos e 8 meses e para crianças até 12 anos
- De 81% até 90%: retorno às aulas presenciais somente para crianças até 5 anos e 8 meses, crianças até 12 anos e adolescentes até 18 anos
- De 91% até 100%: retorno às aulas presenciais, sem restrição, para todas as escolas.

Conforme deliberação do Governo de Minas, os estudantes do ensino médio já podem voltar para as aulas presenciais. Mas a prefeitura tem que autorizar esse retorno.

Reabertura

Até o momento, BH permitiu o retorno às aulas presenciais dos estudantes do ensino infantil e do 1º ao 5º ano das escolas municipais. Na rede particular, a liberação vale até o 9º ano. Conforme estipulado pela prefeitura, os alunos do 6º ao 9º anos da rede municipal poderão voltar no dia 5 de agosto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!