Que a próxima segunda-feira (15) é feriado municipal em Belo Horizonte muita gente sabe, mas o motivo é desconhecido por muitos belo-horizontinos que até confundem com o aniversário da cidade. A verdade é que o feriado é uma tradição católica do Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o dia é conhecido na igreja católica como Dia de Assunção de Nossa Senhora que “representa a crença dos fiéis de que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes", diz a arquidiocese. 

No próximo domingo (14) e na próxima segunda-feira (15) a Igreja Nossa da Boa Viagem vai receber uma série de eventos e uma festa para comemorar a data. Em Belo Horizonte, a igreja fica na rua Sergipe, 175, no bairro Funcionários. (Veja abaixo a programação de comemoração a padroeira de BH).

Na capital mineira, o feriado vai alterar o funcionamento dos equipamentos públicos. Além disso, a previsão é que o tempo na capital fique bastante frio até a próxima segunda e muito seco, com umidade relativas do ar em torno de 30% que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A história da padroeira 

No século 18 o lusitano Francisco Homem carregou consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem para protegê-lo durante suas viagens. Foi construída uma capela pra abrigar a imagem. Ao redor dessa capela formou-se o Arraial Curral Del Rey que depois deu origem à capital mineira. Depois com o crescimento da devoção a Nossa Senhora da Boaviagem foi construída uma igreja maior. 

Veja a programação para a festa de Nossa Senhora da Boaviagem na igreja dela em Belo Horizonte:

A manhã do sábado (14) começa com um city tour retrô, em jardineira dos anos 50, com visitação guiada à parte já restaurada do conjunto arquitetônico da Igreja Boa Viagem. Das 9 às 12 horas, os amantes de carros antigos poderão visitar a exposição que acontecerá no local; o os participantes poderão se deliciar com as comidas da feira gastronômica (quermesse), onde será vendido o tradicional tropeiro da padroeira. A partir das 14 horas, a música popular brasileira volta a ecoar pelo Santuário agora na voz de Tadeu Franco e Murilo Antunes.

Na segunda (15), dia da grande festa dedicada à padroeira, haverá missa nos Santuário às 7h, 8h30, 11h, 15h e 18 horas. Às 16h30 meditação do terço na Praça da Rodoviária e às 17 horas uma procissão luminosa sairá da Praça da Rodoviária em direção ao Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, onde será celebrada a missa de encerramento das festividades, às 18 horas, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.