Quase um mês

Fotos: obras na cratera do Belvedere deixam trânsito parcialmente interditado

Obras foram retomadas na última quinta-feira (28 de março); previsão era de que o fluxo de veículos fosse normalizado no começo desta semana

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 01 de abril de 2024 | 13:54
 
 
 
normal

O trânsito segue parcialmente interditado na tarde desta segunda-feira (1° de abril) na avenida Presidente Eurico Gaspar, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde uma cratera se abriu após a forte chuva na noite do dia 7 de março. As obras retomaram na última quarta-feira (27), e a previsão era de que a via fosse totalmente liberada no começo desta semana, conforme nota enviada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O Executivo municipal garantiu que o fluxo de veículos será normalizado ainda no começo desta semana.

"É importante que esse problema seja resolvido o quanto antes. Tem quase um mês que estamos enfrentando um trânsito ruim na região por causa dessa cratera", informou o presidente da associação dos amigos do bairro Belvedere, Ubirajara Pires, de 76 anos. Ele — que é morador do bairro desde o começo dos anos 2000 — cobra do poder público uma maior atenção com a região. "As pessoas que chegam ou que vão para o Rio de Janeiro passam por aqui. É um trecho com movimento intenso. Então não dá para atrasar uma obra em uma região onde o trânsito já é complicado diariamente", acrescentou.

As equipes da Prefeitura de Belo Horizonte seguem com os trabalhos de manutenção da via durante a tarde desta segunda-feira (1°). As obras, que estavam suspensas desde o dia 15 de março, por determinação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE), órgão do Ministério do Trabalho, foram retomadas na última quarta-feira (27). O Executivo municipal garantiu que cumpriu todas as exigências feitas pela superintendência para o retorno dos trabalhos.

Entre elas estão o escoramento adequado do local, escavação do solo, instalação de proteções coletivas, com guarda-corpo e sinalização da área, entre outros. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE) havia embargado após constatar risco aos trabalhadores.

"A nossa expectativa, sendo otimistas, é de que até a manhã desta terça-feira (2) tudo esteja resolvido. O que já estava ruim ficou ainda pior desde que as obras foram suspensas. Então, a gente precisa dessa agilidade", finalizou Pires.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que as obras foram retomadas na tarde de quarta-feira (27), sendo executados durante todo o final de semana, exceto na Sexta-feira da Paixão.

"Foram substituídos, aproximadamente, 80 metros de rede de drenagem pluvial e, no momento, será executada a compactação do solo com aplicação de uma camada superficial de asfalto (salgamento do trecho). Sendo avaliada a ausência de possíveis abatimentos no terreno, visto o encharcamento do solo, o serviço de recapeamento do trecho será executado", detalhou.

Quais eram as exigências para a retomada das obras?

  • Escoramento adequado do local, escavação do solo, proteções coletivas com a instalação de guarda-corpo e sinalização da área;
  • Entregar documentos de saúde dos trabalhadores, como atestado de saúde ocupacional;
  • Realizar capacitação específica para aqueles trabalhadores que executarão o escoramento das valas.

O caso

A cratera se abriu após um temporal na noite do dia 7 de março. Um carro foi engolido pelo buraco, e o motorista, de 50 anos, precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele ficou ferido, e precisou ser socorrido para um hospital particular na capital mineira. Durante o atendimento, ele contou para os policiais que foi surpreendido com a cratera e não teve tempo de desviar.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!