Região metropolitana

Hanami: festival de piquenique sob as cerejeiras ocorre em Nova Lima

Tradição japonesa deve atrair mais de 2.000 pessoas ao Morro do Chapéu neste sábado

Por Rafaela Mansur
Publicado em 12 de julho de 2019 | 10:38
 
 
 
normal

O Hanami, tradição japonesa de contemplar a beleza das flores de cerejeiras durante a primavera, vai ser celebrado pela segunda vez em Minas Gerais neste sábado (13). Mais de 2.000 pessoas são esperadas no Morro do Chapéu Golfe Clube, em Nova Lima, na região metropolitana, por Haruji Miura, de 91 anos, japonês naturalizado brasileiro responsável pelo plantio das plantas.
 
"Quando aparecem as flores, o povo japonês faz piquenique embaixo das cerejeiras, leva comida, come, bebe, dança, brinca, tudo com a família, e comemora o Hanami, a flor de cerejeira, que, no Japão, significa a beleza feminina", conta o sr. Miura. "A festa aqui vai ser igual. Estou pedindo para as pessoas trazerem toalha, para ficarem bem à vontade. No ano passado, foi um grande sucesso, neste ano vai ser também", diz.
 
A festa vai ter comida típica japonesa, cerveja artesanal, cerâmicas no estilo oriental, origami, apresentação de tambor e danças japonesas e um show de Laura Catarina em tributo a Vander Lee, pai da cantora. Quem quiser também pode comprar mudas de cerejeira para levar para a casa.
 
Sr. Miura planta a sakura, como as cerejeiras são chamadas no Japão, há mais de 25 anos no Morro do Chapéu. O aposentado se considera mineiro de coração – ele se casou com uma mineira e teve filhos e netos no Estado.
 
"São milhares de cerejeiras. Meu projeto é plantar no Brasil inteiro, quase 70% do território brasileiro já tem minhas mudas. Recebo pessoas de várias cidades e de outros países", conta. No Japão, a época de apreciação das cerejeiras ocorre entre março e maio. No Brasil, as flores aparecem no final de julho e seguem até agosto.
 
O ingresso para o Hanami custa R$ 20 e pode ser comprado aqui. Crianças menores de 12 anos não pagam.
 
Conheça mais a história do sr. Miura:
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!