Sem paisagem

Igual a São Paulo? BH tem dia de céu cinza por poluição e nebulosidade

Motivo para ausência do céu azul é o encontro de uma frente fria, que já estava prevista, com as condições atmosféricas da cidade

Por Aline Gonçalves
Publicado em 20 de agosto de 2019 | 15:25
 
 
 
normal

"Cadê o azul do céu?" Essa é a pergunta que muitos belo-horizontinos estão fazendo nesta terça-feira (20). Desde que o dia amanheceu, a linha do horizonte está acinzentada, e o sol parece mais fraco, laranja.

O motivo é o encontro de uma frente fria, que já estava prevista, com as condições atmosféricas da cidade. De acordo com o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MG), o fenômeno é bastante comum no mês de agosto. "Quando a frente passa, aumenta a nebulosidade e traz umidade, aumenta a quantidade de vapor de água. Por isso, o céu fica meio cinza: é vapor de água, fuligem e polução. Se tivesse mais umidade, apareceriam mais nuvens baixas", explica.  "Estamos na estação mais seca, a atmosfera, então, está mais suja. Qualquer frente que chega favorece essa formação de nuvens altas e diminuição da temperatura por causa da diminuição da radiação solar", completa. 

Isso significa que, apesar de estar meio "feio" o céu, a qualidade do ar melhorou - ainda que levemente. Nesta terça-feira (20), está em torno de 32%, enquanto na segunda-feira (19) não passou dos 24%, também de acordo com o INMET/MG. 

Vai ficar igual São Paulo?
Para o meteorologista, o fenômeno em São Paulo, onde o céu ficou completamente escuro no período da tarde dessa segunda-feira (19), não deve se repetir na mesma proporção em Belo Horizonte. "A massa que chegou em São Paulo veio dos Estados do Mato Grosso do Sul e de Rondônia, que registram muitas queimadas, muita poluição. Por isso, ela chegou desse jeito em São Paulo. Em BH, a frente está vindo do Norte de Minas Gerais e de Goiás, onde não estão ocorrendo tantas queimadas", explica Souza. 

Temperatura mais quente deste inverno, mas vem frio
A segunda-feira (19) foi o dia mais quente deste inverno em Belo Horizonte (30,7 ºC, pouco mais que o dia 13 de agosto, quando a temperatura chegou a 30,6 ºC). Com a chegada da frente fria, a temperatura, todavia, tende a cair. A máxima desta terça-feira está prevista para 29ºC.

A frente fria e a chegada de uma massa polar, na próxima quinta-feira, podem provocar chuvas isoladas em Belo Horizonte nesta semana (veja a previsão do tempo para os próximos dias). O frio também se intensifica: a máxima para os próximos dia fica em torno de 24ºC, enquanto a mínima pode chegar a 11ºC (nesta terça-feira, foi de 19ºC).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!