Nesta segunda-feira (5), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou os laboratórios da Fundação Ezequiel Dias (Funed), no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, acompanhado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para conferir detalhes da chegada de novos equipamentos, enviados pelo ministério, que prometem ampliar a capacidade de testagem da Covid-19 em Minas Gerais.
"Quando se fala de testes RT-PCR, se fala de varias fases. A fase final, de processamento dos laboratórios, está sendo ampliada", pontuou o ministro, em coletiva de imprensa que se seguiu à visita. Ao lado do governador, do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e do secretário adjunto, Marcelo Cabral, Pazuello elogiou a atuação de Minas Gerais no combate à pandemia. Ele não respondeu a perguntas da imprensa e, sem luvas, retirou-se da Funed apertando as mãos das autoridades presentes.
"A nossa ideia no Estado é chegar a cerca de 8.000 testes por dia. É difícil dar prazo exato para isso acontecer, os equipamentos têm que chegar", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Atualmente, a capacidade dos 16 laboratórios credenciados pelo governo estadual é de cerca de 4.210 testes diários, 200 deles na Funed. Com os novos equipamentos, a fundação poderá processar cerca de 2.000 exames. Conforme explicou o secretário de Saúde, as máquinas permitem processar os testes de forma quase inteiramente automatizada.
Mesmo com a ampliação, Amaral explica que uma testagem em massa dos mineiros continua fora dos planos do governo estadual, como sempre esteve. A ampliação da capacidade de processamento de testes no Estado servirá para reforçar o rastreamento de contato de pessoas contaminadas pelo coronavírus, segundo o secretário. "Vamos treinar todos os municípios para que as Unidades Básicas de Saúde tenham condição de, identificando um caso sintomático, acompanhar aqueles que tiveram contato com ele e, tendo necessidade de fazer exame, a gente passe a ter a capacidade de acompanhá-los", detalhou. Amaral afirmou que, no último mês, a demanda por testes tem decrescido no Estado e não existe fila de exames na Funed.
Ministro fará anúncio nesta semana com detalhes de planos para vacina
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reafirmou que uma eventual vacina contra a Covid-19 no Brasil será distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nesta semana, faremos uma grande coletiva explicando para toda a imprensa e para todo o Brasil como é cada vacina, em que fase está e como vai ser. E já alerto que o SUS trata da vacinação para o país inteiro, não é para um Estado ou para outro", disse.
Tradicionalmente, Minas Gerais recebe cerca de 10% das vacinas nacionais, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. O secretário citou que a coletiva de imprensa do ministério será nesta quinta-feira (8). A reportagem procurou a pasta para confirmar a informação e aguarda retorno.
Esta matéria foi atualizada às 19h04. Na primeira versão, havia a informação de que a Funed pode processar 700 testes diários atualmente e passaria a quase 2.000, o que foi informado pela SES-MG. A pasta se corrigiu posteriormente.