2020

Pior mês da história? Relembre tudo o que aconteceu em janeiro em BH e no mundo

Ao longo dos últimos 30 dias, aconteceram inúmeros fatos importantes em Minas Gerais e no mundo inteiro; relembre os principais

Por Cristina Moreno de Castro e Lara Alves
Publicado em 30 de janeiro de 2020 | 12:59
 
 
 
normal

Às vésperas da chegada do segundo mês do ano, janeiro parece a muitos ter sido um mês interminável – não à toa, usuários do Twitter subiram, na manhã desta quinta-feira (30), para os trending topics a hashtag "ainda é janeiro e eu". Ao longo dos últimos 30 dias, aconteceram inúmeros fatos importantes e mesmo grandes tragédias em Minas Gerais e no mundo inteiro que podem contribuir para que este seja considerado um dos piores janeiros de toda a história.  

As ruas de Belo Horizonte estão destruídas e a cidade espera passar pelo processo de reconstrução nas próximas semanas, cidades no interior do Estado permaneceram alagadas por dias a fio e 55 pessoas morreram em razão das fortes chuvas que atingiram a região com maior intensidade entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24). Se essa tragédia ainda parece muito viva na cabeça dos mineiros, há ainda outros acontecimentos de janeiro que acabaram esquecidos em face dos últimos. 

Relembre tudo que aconteceu no mês:

Irã X Estados Unidos

Morte do general iraniano Qasem Soleimani durante um bombardeio comandados por soldados norte-americanos no aeroporto de Bagdá, em 2 de janeiro. O militar estava entre os mais poderosos da Guarda Revolucionária do irã e era tido como terrorista pelos Estados Unidos e por Israel. 

Cinco dias depois, em sete de janeiro, o Irã lançou uma dúzia de mísseis contra militares dos Estados Unidos instalados em bases americanas no Iraque. 

Na madrugada de 8 de janeiro, um Boeing 737 da companhia Ukraine Internacional Airlines caiu logo após decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini em Teerã. Nenhum dos 176 passageiros sobreviveu à queda. Três dias depois, o líder supremo do Irã, aiatolá Alo Khamenei assumiu publicamente a responsabilidade pela derrubada do avião. 

Doença misteriosa e Belorizontina da Backer 

Nos primeiros dias de janeiro, circulou uma série de supostos boatos nas redes sociais relacionando a internação de quatro pacientes com sintomas semelhantes, em Belo Horizonte, à ingestão da cerveja Belorizontina da Backer. Todos os quatro, internados em hospitais particulares da cidade, ou viviam ou haviam passado pelo bairro Buritis, na região Oeste, nos últimos dias de dezembro. O quadro sintomático ficou conhecido como 'doença misteriosa'. 

Após as primeiras investigações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a relação entre intoxicação por dietilenoglicol (quadro dos pacientes) e consumo da cerveja ficou comprovada. Quatro pessoas que teriam ingerido a cerveja morreram. Há suspeita de que outras 24 também sofreram intoxicação. 

A substância tóxica é usada em tonéis de resfriamento durante o processo de produção da cerveja. A Backer nega usá-la em sua fábrica. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou laudos decretando que 41 lotes de 10 rótulos da Backer estão contaminados. Água da cervejaria também estaria contaminada. 

Vinte e quatro pessoas já foram ouvidas pela polícia no inquérito que apura o adoecimento e a morte de pacientes após ingestão da cerveja Belorizontina da Backer. Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) recebeu notificações pelo aparecimento de sintomas característicos da intoxicação exógena por dietilenoglicol em 28 pacientes internados em hospitais de Minas Gerais. Entre os principais sintomas apresentados estão insuficiência renal e alterações neurológicas.

Mulher morre após ser atropelada na Raja Gabáglia

A gerente de indústria farmacêutica Jeursa de Alencar Viana, 47, morreu atropelada na avenida Raja Gabáglia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, por uma BMW/X1 que a atingiu em alta velocidade. O motorista fugiu após matá-la, sem sequer prestar socorro.

Três dias depois, ele se apresentou em uma delegacia de Polícia Civil de Belo Horizonte acompanhado por um advogado. Passado o período do flagrante, ele não foi preso. A carteira nacional de habilitação (CNH) deste motorista estava vencida há três meses. 

O acidente aconteceu após Jerusa estacionar o carro na avenida Raja Gabáglia para fazer compras com seu namorado. Ao abrir a porta de seu veículo para atravessar a rua, acabou atingida pela BMW. 

Coronavírus em BH

Uma nova variação da família dos coronavírus acendeu o alerta da Organização Mundial da Saúde neste mês de janeiro. O quadro sintomático da doença causada por ele se assemelha à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que causou centenas de mortes na Ásia em 2003.

Saiba o que é o Coronavírus

A metrópole Wuhan, na China, onde a doença apareceu primeiro, está em quarentena, isolada do mundo. São 11 milhões de habitantes separados do convívio externo. A transmissão do vírus acontece de pessoa para pessoa e aumenta a preocupação sobre o contágio. 

Até a manhã desta quinta-feira (30), são 170 mortos apenas na China. O número de pacientes contaminados se aproxima de 7.700 na China continental. 

O primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil foi notificado em Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde investigam para confirmá-lo ou negá-lo. Trata-se de uma estudante de 22 anos, que esteve em Wuhan no último mês. Após dar entrada na UPA Centro-Sul com febre baixa e problemas respiratórios na última sexta-feira (24), a garota precisou ser encaminhada ao Hospital Eduardo de Menezes, onde está em observação. 

Belo Horizonte chegou a ter, antes desse, um outro caso suspeito para a doença. No entanto, a SES acabou descartando-o, posto que a mulher com suspeita do vírus não esteve em Wuhan, mas sim em Xangai. 

Erros no Enem e no Sisu

O Ministério da Educação (MEC) identificou cerca de 6.000 erros em notas do Enem 2019 após uma chuva de protestos e reclamações de estudantes que acabaram prejudicados.

Em Viçosa, alunos denunciam possível erro em notas do Enem

As notas erradas teriam sido causadas por outras falhas, que não as ocorridas na gráfica responsável pela impressão da prova. Após a publicação das notas, o ministro da educação Abraham Weintraub comemorou o sucesso na realização do Enem 2019 mas, no dia seguinte, precisou assumir os erros e apontar um período para correção das provas antes da abertura do Sisu. 

Além do Enem, o Sisu também acabou sendo alvo de uma série de questionamentos, como o atraso na publicação dos aprovados, erros no sistema para inscrição e resultados questionáveis. A primeira lista só pôde ser liberada aos estudantes nessa terça-feira (28) após uma decisão favorável ao governo, que reverteu a liminar que questionava a correção de falhas nas notas. Mesmo após a divulgação, estudantes relataram erros para participar da lista de espera

Um ano de Brumadinho 

Onze pessoas continuam desaparecidas sob a lama mesmo um ano após a tragédia em Brumadinho. Ao todo, 259 pessoas já foram encontradas sob os rejeitos da barragem I da mina Córrego do Feijão, rompida em 25 de janeiro do ano passado. Apenas em 21 de janeiro deste ano, os responsáveis pelo crime foram denunciados pelo Ministério Público (MP). 

Brumadinho: soterrados pela lama. A busca pelos desaparecidos.

O ex-CEO da mineradora, Fábio Schvartsman, e mais outras 15 pessoas acabaram denunciadas 270 vezes por crimes cometidos em Brumadinho. As denúncias apontam para homicídio doloso duplamente qualificado – por cada morte ocorrida com a tragédia –, além de crimes ambientais. De acordo com o MP, a barragem já estava em situação crítica para riscos geotécnicos desde 2017. 

Kobe Bryant morre

O ex-jogador da NBA Kobe Bryant, 41, morreu no último domingo (26) após o helicóptero em que ele viajava cair em Calabasas, no estado norte-americano da Califórnia. Gianna Maria Onore, 13, uma das filhas de Bryant, também estava na aeronave e morreu junto com o pai. O atleta deixa a esposa, Vanessa Bryant, e suas outras três filhas, Natalia, Bianca e Capri.

Kobe é considerado um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos. Conquistou, ao longo de seus 20 anos de carreira, cinco títulos da NBA e faturou o ouro olímpico nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, e em 2012, em Londres. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!