Dia 18 de janeiro. A tão esperada aeronave que carregava a vacina anti-Covid tocava o solo mineiro às 19h55. Sem delongas, as doses já começaram a ser aplicadas logo no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Cinco mineiros, todos profissionais da área de saúde do Hospital Eduardo de Menezes, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, vão dormir mais tranquilos, na esperança de que dias melhores estão por vir.
A técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira,57, foi a primeira vacinada em Minas Gerais. Nervosa, ela não titubeou ao pedir a todos que, ainda que esteja vacinados, não descuidem de cuidados como o uso de máscaras e lavar constantemente as mãos. “Aprendi que o ser humano precisa ser tratado com carinho. Quando eu arrumava cada cama não pensava que iria receber um doente e sim um cliente, que receberia o melhor atendimento”, disse.
Leia também: Primeiros vacinados em BH serão profissionais de UPAs, UTIs, enfermarias e Samu
Na sequência, receberam a primeira de doses dose do imunizante, Thiago Liberio, 39, técnico de enfermagem, Adélia Cardoso, 52, enfermeira, Moisés Silva, 39, fisioterapeuta e Teresa Gamarano, 37, médica.
Todas as 577 mil doses destinadas a Minas Gerais desembarcaram na noite de ontem em Confins em 241 caixas. “Sem o SUS, não tem vacina” disse a enfermeira Adriana Vilella Ávila de Castro, escolhida para aplicar a primeira dose da vacina anti-Covid em Minas.
A distribuição das vacinas pelo Estado começa na manhã desta terça-feira, as 4h30. A previsão é que todo o Estado receba as doses até quarta-feira. Elas serão entregueis a todas as 28 regionais do Estado, e as Forças de Segurança vão cuidar da logística. A expectativa é que 277 mil pessoas do grupo prioritario- profissionais da área de saúde, indígenas, maiores de 75 anos e moradora de lares de instituições permanentes.
O governador Romeu Zema afirmou ter sido um prazer acompanhar a vacinação. “A vacinação no Estado começa amanhã (hoje) cedo”, prometeu. Cada prefeitura pode enviar um veículo para receber as doses nas 28 regionais. Quem não tiver condições, as Fircas de Segurança vão levar as doses até o município.
Leia mais: Vacina contra Covid-19 em MG: Quando chegam, quem, e quantos poderão se vacinar