Durante entrevista coletiva na manhã deste sábado (11), em que foi anunciada a abertura do Hospital de Campanha em BH a partir de segunda-feira (13), com disponibilização de 30 leitos, o governador Romeu Zema (NOVO) demonstrou preocupação com a ocupação de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na região metropolitana de Belo Horizonte.
"No dia de ontem (sexta-feira, 10), nós tínhamos 69% das UTIs do Estado ocupadas e 63% dos leitos de enfermaria. Mas na região metropolitana situação não é tão segura assim: estamos com 85% dos leitos de UTIs ocupados e 69% dos leitos de enfermaria", disse o chefe do Executivo nos minutos finais do evento realizado no Expominas, prédio em que foi instalado o equipamento, que será utilizado se houver sobrecarga do sistema de saúde convencional.
Mais de uma vez, Zema comemorou o que considerou como bons resultados das medidas de enfrentamento à pandemia em Minas. De acordo com o governador, o abertura do Hospital de Campanha, que tem 740 leitos de enfermaria e 28 leitos de estabilização, mas não possui UTIs, acontece só agora porque o Estado conseguiu achatar a curva de contágios do vírus e adiar o pico da doença, que é esperado para a próxima semana - quando devem ocorrer mais casos, internações e mortes.
"Minas Gerais, hoje, representa 2,5% do total de óbitos do país para um Estado que possui 10% da população. Estamos bem melhor que a média Brasil", alegou. Zema advertiu, entretanto, que o sucesso no combate ao novo coronavírus depende da adoção das medidas recomendadas por autoridades de saúde.
"Para que tenhamos condição de passar por esse pico de forma a atender todos, precisamos do apoio da população. O Estado fez tudo - e continuará fazendo - o que está ao nosso alcance. Mas sem apoio às medidas de isolamento, distanciamento, de higienização e de uso de máscara, o esforço pode ser insuficiente", asseverou.
"Termino pedindo a todos que continuem o esforço principalmente neste mês de pico, precisamos levar a diante a batalha que estamos travando há 100 dias", concluiu o governador.