Reunião

Servidores das escolas municipais de BH farão nova assembleia no próximo dia 15

Trabalhadores não aceitaram as propostas da prefeitura da capital

Por Juliana Siqueira e Raquel Penaforte
Publicado em 06 de fevereiro de 2024 | 20:37
 
 
 
normal

Após paralisação nesta terça-feira (6 de fevereiro), servidores da rede municipal de educação anunciaram uma nova assembleia para o próximo dia 15 de fevereiro. Na reunião desta terça, os trabalhadores se reuniram para discutir uma proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de parcelar o reajuste dos rendimentos, entre outras demandas.

Os servidores reivindicam o não parcelamento do reajuste proposto pela prefeitura, de 8,04%, e também o reajuste do piso deste ano. Outra reivindicação é a equiparação salarial dos terceirizados.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede BH), a prefeitura propôs dividir o pagamento do reajuste salarial de 8,04% em duas parcelas, sendo a primeira, de 5,92%, paga em outubro de 2024 e a segunda, de 2%, paga em janeiro de 2025. 

No entanto, na assembleia desta terça (6) não houve concordância com as propostas da prefeitura. Por isso, os trabalhadores vão se reunir mais uma vez no dia 15 de fevereiro para voltarem sobre uma possível greve na rede municipal.

O que diz a Prefeitura de BH? 

No início desta terça-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que respeita o direito à livre manifestação e que esperava que a categoria se unisse às demais carreiras municipais, que já aprovaram o reajuste de 8,04%. Segundo o Executivo, o índice recompõe mais de 100% da inflação estimada entre janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2023.

"A Prefeitura apresentou duas propostas de aumento salarial, em que ambas atingem um reajuste acumulado de 8,04%. O índice recompõe mais de 100% da inflação estimada entre janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2023", afirmou. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!