O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A informação foi confirmada peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste domingo (4), pouco após o início das provas, às 13h30.
Segundo o mestre em língua portuguesa Romulo Bolivar, o tema não é surpreendente, visto que as temáticas mais utilizadas nos últimos anos do Enem envolvem crianças, comunicação social e minorias.
"Em relação a análise anteriores, podemos dizer que não é um tema muito surpreendende. É um tema revistido com viés atual que pode gerar duas grandes discussões: ele pode ser tradado como fake news ou no papel dos influenciadores digitais", explica o também professor de redação do ProEnem.
Para o especialista, apesar das fake news terem sido bastante difundidas durante as últimas eleições no Brasil, esse não deve ter sido o mote para a escolha do tema. "O tema da redação é escolhido com muita antecedência, e essa questão das fake news foram discutidas nas eleições norte-americanas, quando Donald Trump foi eleito", pondera.
O tema, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, foi escolhido há cerca de quatro meses pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
É um tema muito atual, não foi uma escolha de agora. Foi uma escolha dos técnicos daqui do Inep em torno de junho, julho. O tema é extremamente atual e relevante. Para os jovens estudantes que estão informados da discussão de fake news, do papel da internet na informação, é muito importante o debate”, disse Soares na tarde de deste domingo (4), no Inep, após reunião com o presidente Michel Temer e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
Em relação a dicas para ter sucesso com o tema, Bolivar alerta que os radicalismos podem fazer com que o candidato zere a redação. "Não se pode ser radical e dissertar o tema propondo acabare com qualquer vínculo de informação por exemplo. Se a banca achar que esse radicalismo desrespeita os direitos humanos é um perigo, porque a redação pode ser zerada", complementa o professor que também fala sobre esse tema em sua conta oficial do Instagram.
De acordo com o Inep, os candaditados devem fazer um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais.
Esse foi o tema da Redação do Enem 2018! pic.twitter.com/d7irA9q2ie
— INEP (@Inep_Imprensa) 4 de novembro de 2018
Veja os temas da redação de edições anteriores do Enem, desde que foi reformulado, em 2009:
Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011: Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações do exame
Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
Atualizada às 17h24
(Com Agência Brasil)