Enquanto os taxistas tomaram as ruas em protesto contra o Uber, a marca lançou nesta sexta-feira (24) uma campanha publicitária que previa a entrega de sorvetes para os usuários cadastrados.
Quem conseguiu adorou, mas muitos usuários tentaram durante grande parte do dia e não conseguiram receber o mimo divulgado, que valeria até as 17h.
O artista plástico Carlos Henrique Queiroz de Almeida, 25, é adepto ao Uber, mas na tarde desta sexta tentou por mais de uma hora e não conseguiu receber o sorvete. "Eles estão ganhando público com essa onda cool, porém essa promoção, assim como a passada (das corridas free até cinquenta reais), acabam contemplando pouca gente pelo fornecimento limitado do serviço", afirma.
O Uber informou que já esperava que a demanda seria bem grande e pediu desculpas aos usuários. "Desculpas pois, mesmo esperando alta demanda pelos sorvetes em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o volume de solicitações nestas cidades superou em muitas vezes o que esperávamos", disse a empresa, em comunicado.
Segundo a empresa, "apenas as solicitações de Uber Ice Cream na cidade de São Paulo estão 600% maiores do que todas as solicitações por um Uber em dias normais. Para Brasília este número é de 500% e para Belo Horizonte, impressionantes 5.000%."
Corridas grátis
A última promoção – e campanha publicitária – do Uber aconteceu no dia 16 de julho.
No #UberLove Day, cada usuário teve direito a três viagens grátis, entre 11h e 18h, no valor de até R$ 50 cada. Mas, assim como na promoção de hoje, aquela apresentou problemas, com demora de até 60 minutos para conseguir um carro e preços acima do normalmente cobrado. Ainda assim, os passageiros aprovaram a ação.
João Batista, 31, saiu do Cidade Jardim, na região Centro-Sul, rumo ao centro. Apesar de ter aprovado a campanha, ele sofreu com alguns problemas técnicos em sua primeira corrida da promoção. “Tive um pequeno problema, porque era para ser gratuito, mas foi cobrado. Então o motorista me disse que estava acontecendo isso às vezes e que eu devia enviar um e-mail para o Uber para que eles resolvessem”.
Por causa da demora, alguns usuários desistiram do #UberLove Day. “Estava no Lourdes e fiquei quase uma hora aguardando. Preferi pegar um táxi”, disse Vinicius Alves, 28. A reportagem também tentou solicitar um carro por meio do aplicativo, mas não conseguiu ser atendida.
O Uber informou naquele dia que teve "um problema de demanda na manhã, o que consequentemente aumentou o tempo de espera". Sobre os clientes que foram cobrados, a empresa disse que o problema foi em decorrência de uma falha técnica, e que todos que contestaram a cobrança foram ressarcidos. Em relação aos valores das corridas, a companhia garantiu que se tratou de um problema rapidamente resolvido.
BHTrans
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte informou que trabalha para combater o transporte clandestino de passageiros. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER) disse que realiza ações rotineiras e itinerantes com o mesmo objetivo.
Atualizada às 19h13