Brumadinho

Vale disponibiliza helicóptero especializado para resgatar animais

A aeronave vai permitir o deslocamento mais ágil das equipes, assim como o acesso às áreas mais remotas da zona impactada

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 03 de fevereiro de 2019 | 17:35
 
 
 
normal

Nove dias depois do rompimento da barragem I da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Vale disponibilizou um helicóptero especializado no resgate emergencial de animais. As atividades do helicóptero foram iniciadas neste domingo (3) na região. 

A aeronave tem as mesmas funções dos helicópteros utilizados no resgate de fauna terrestre pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

De acordo com a empresa, a aeronave vai permitir o deslocamento mais ágil das equipes, assim como o acesso às áreas mais remotas da zona impactada pelo rompimento da barragem. Ainda de acordo com a Vale, o helicóptero também vai ajudar no trabalho de identificação das melhores áreas para a soltura dos animais já tratados e recuperados.

Segundo comunicado enviado pela empresa, o equipamento que mais vai ajudar nas ações de resgate é o heli-basket, uma cesta acoplada à área externa do helicóptero para transporte de animais de pequeno e médio portes, com capacidade para até 113 kg. 

Caso alguém tenha informações sobre animais em situação de risco e resgatados, pode informar à empresa pelos números 0800 0310831 (Alô Brumadinho), 0800 285 7000 (Alô Ferrovias) e 0800 821 5000, ou ligue para o Corpo de Bombeiros.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!