Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que casais que fofocam entre si demonstram níveis mais altos de felicidade e melhor qualidade em seus relacionamentos. O estudo foi publicado no "Journal of Social and Personal Relationships". A pesquisa analisou a dinâmica da fofoca entre parceiros românticos, destacando sua relação com a felicidade.

A investigação revelou que a fofoca vai além de simples conversas casuais, estabelecendo forte relação com a felicidade dos casais. Os pesquisadores também encontraram uma conexão, embora menos pronunciada, entre o hábito de fofocar e a qualidade do relacionamento.

A pesquisa envolveu casais do sul da Califórnia, incluindo parcerias do mesmo gênero e de gêneros diferentes. Os participantes usaram um dispositivo de escuta portátil denominado Gravador Eletronicamente Ativado (EAR, na sigla em inglês).

Os dados coletados mostraram que as pessoas dedicam aproximadamente 38 minutos diários à fofoca, sendo 29 minutos com seus parceiros românticos. Isso representa cerca de 76% do tempo total gasto com esse tipo de conversa, evidenciando sua relevância nas relações amorosas.

Os casais formados por duas mulheres foram os que mais produziram fofocas durante o estudo. Embora todos os participantes tenham relatado altos níveis de felicidade, os casais do mesmo sexo apresentaram índices mais elevados em comparação aos casais de sexos diferentes. As parcerias entre duas mulheres registraram o maior nível de qualidade no relacionamento.

De acordo com os autores do estudo, a fofoca entre parceiros pode funcionar como forma de vínculo emocional. "Fofocar negativamente com o parceiro romântico no caminho de volta de uma festa poderia sinalizar que o vínculo do casal é mais forte do que com seus amigos na festa, enquanto fofocar positivamente poderia prolongar as experiências divertidas", escreveram os pesquisadores.

"Isso pode reforçar a percepção de que os parceiros estão 'no mesmo time', aumentando sentimentos de conexão, confiança e outras qualidades positivas do relacionamento, além de contribuir para o bem-estar geral", acrescentam.

A pesquisa também indica que a fofoca pode funcionar como uma "ferramenta de regulação social", auxiliando no estabelecimento de expectativas e comportamentos que contribuem para um relacionamento harmonioso.