O polo em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, da Stellantis - grupo formado pelas marcas Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot, Ram e outras - receberá um investimento de R$ 14 bilhões de 2025 a 2030. Com o aporte, a planta, que é a maior do Brasil e da América Latina, vai ampliar a sua linha de motores - passando de 750 mil para 1,1 milhão por ano. Além disso, o grupo irá lançar modelos híbridos e elétricos, com previsão de chegarem ao mercado ainda este ano.
O anúncio foi feito nesta segunda feira (20/5) durante um evento no complexo automotivo de Betim, que contou com a presença do prefeito, Vittorio Medioli (sem partido), do presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do vice-governador Mateus Simões, dentre outros. No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil, o que segundo a empresa será o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil. Há ainda a previsão de mais R$ 2 bilhões de aporte para a Argentina.
Para a fábrica de Betim, também foi anunciado um investimento de R$ 454 milhões, não incluídos no valor dos R$ 14 bilhões, que já estão sendo aplicados. “O que vai acontecer é uma transição gradual e tecnológica das plataformas e da tecnologia utilizada. Estamos agora aumentando a capacidade de motores, o que vai ser um aumento de capacidade produtiva, mas além disso, as operações continuam da mesma forma. Outra coisa que está crescendo é a nossa engenharia. Estamos ampliando a engenharia local, para desenvolver e produzir carros,” destaca o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.
O prefeito Vittorio Medioli celebra a expansão. “No Brasil, se produzem cerca de 3 milhões de motores automotivos. Betim então estaria produzindo 1/3 de toda a produção brasileira. Isso nos deixa na ponta como o município maior produtor de motorizações a etanol do Brasil e até do mundo."
Modelos híbridos e elétricos
Conforme a Stellantis, o montante impulsionará o lançamento de 40 veículos - entre novos modelos e a renovação do portfólio atual, incluindo os primeiros carros híbridos e elétricos produzidos no país -, 8 powertrains - conhecido como trem de força, composto por um conjunto que envolve: caixa de marchas, embreagem, diferencial, eixos de transmissão e rodas motrizes, associado às novas tecnologias chamadas de ‘Bio-Hybrid’.
As plataformas Bio-Hybrid combinam eletrificação com motorização flex e a etanol. Ao menos quatros modelos deverão ser lançados com três tipos de eletrificação: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT e Bio-Hybrid Plug-in. O lançamento é estratégico para a Stellantis, que espera que até 2030, 60% das vendas do grupo no Brasil sejam de veículos híbridos ou elétricos.
O governador Zema comenta sobre a importância desse aporte para a economia do Estado. “Com esse investimento, a Stellantis assegura e até ganha participação de mercado, e ainda gera mais empregos. Com isso, o Estado desenvolve e aumenta a base de arrecadação. E Minas, na situação financeira que está, precisa muito melhorar a sua arrecadação. Nós somos contrário a qualquer aumento de tributos, mas somos favoráveis ao aumento da produção econômica. E a Stellantis, além disso, está produzindo um veículo mais verde, que é a tendência mundial, ajudando o Estado a cumprir as metas sustentáveis.”
Leapmotor
Um dos assuntos discutidos na coletiva de imprensa desta segunda também foi a chegada da Leapmotor ao Brasil em 2024, com carros elétricos chineses. No dia 14 de maio, a Stellantis confirmou a vinda da marca chinesa. No entanto, sem dar muitos detalhes, Cappellano, disse que o acordo com a fabricante chinesa prevê o compartilhamento de tecnologias.