A Prefeitura de Nova Lima, na Grande BH, junto à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), anunciou, nesta terça-feira (25), a construção de uma nova unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) Minas na cidade. A obra deve ser finalizada até 2026 e vai custar cerca de R$ 13,5 milhões.

A unidade do Sesi será construída próximo ao casarão histórico onde funcionava a sede da mineradora AngloGold Ashanti, no centro da Cidade. No local há um espaço de 33 mil m², onde será construído um prédio anexo. A antiga sede da empresa será transformada em um museu.

A expectativa é de que o Sesi de Nova Lima receba mais de 1,2 mil alunos em 25 salas de aula diferentes. Além disso, o prédio terá laboratórios digitais, espaço para aulas de artes, de robótica e tecnologia. 

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania) agradeceu a parceria do executivo com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e espera que a população tenha acesso à nova unidade do Sesi. “Voltar a ter uma escola do Sesi em nossa cidade é uma excelente notícia para a população. É um local que, por tempos, teve acesso de maneira restrita e agora estará aberto para uma comunidade escolar, garantindo a oportunidade educação, cultural, histórica, de resgate às nossas origens”, diz.

Poderão ser matriculados alunos que estão nos ensinos infantil, fundamental I e II e ensino médio. Os prédios existentes no local serão preservados. 

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, disse que os imóveis foram comprados pela empresa e repassados para a prefeitura. Os valores não foram informados.

Atualmente, o Sesi possui 39 unidades e mais de 21 mil alunos matriculados em todo o estado.