Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Minas Moda Autoral. O projeto do Sebrae Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte vai selecionar 20 pequenos negócios da capital mineira ligados aos segmentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias. A iniciativa pretende identificar e alavancar novas marcas mineiras no mercado, que priorizam a originalidade, personalização e criatividade dos seus designs. As inscrições gratuitas.
As capacitações do Minas Moda Autoral começam em setembro e se estendem até novembro deste ano. Na programação estão previstos a realização de workshops, mentorias coletivas e consultorias individuais (on-line e presenciais). A metodologia do projeto é desenvolvida pelo Sebrae Minas e aplicada pelo Senai Cetiqt/RJ, com carga horária de 56 horas por empresa.
“O objetivo do projeto é aprimorar a gestão e o processo produtivo de pequenos negócios do segmento para que possam criar estratégias comerciais efetivas, conquistar novos clientes e ampliar a competitividade dos empreendimentos no mercado”, afirma a analista do Sebrae Minas Kenia Cardoso.
O Minas Moda Autoral faz parte das estratégias estaduais do programa Integra Moda do Sebrae Minas para preparar os pequenos negócios da moda mineira para as novas demandas de consumo, atender a novos mercados, além de estimular a criação de novas coleções e produtos.
Etapas
O Minas Moda Autoral é dividido em quatro etapas. A primeira delas será sobre o ‘Processo Criativo’, voltado para o desenvolvimento da criatividade, habilidades manuais, descoberta de estilos e talentos pessoais, além da capacidade de pesquisa. Na próxima fase de ‘Criação’, os participantes serão estimulados a desenvolver novos produtos de uma coleção baseada em pontos estratégicos para comercialização, análise de dados, viabilidade produtiva e direcionamento da identidade estética.
Já na etapa de ‘Aceleração’ serão apresentadas estratégias de comunicação e posicionamento da marca, potencializando a identidade da empresa, a geração de valor e o relacionamento com os clientes em diferentes canais. Por último, mas não menos importante, será feito um mapeamento e gestão das atividades do processo de desenvolvimento de produtos, análise sobre a conformidade da proposta de valor oferecida ao mercado, além da adequação da oferta para o consumidor.