Na hora de buscar um novo lar, seis a cada dez brasileiros buscam a locação, em vez da compra. A informação consta em uma pesquisa da Netimóveis e foi apurada utilizando um sistema de inteligência artificial. O estudo ainda identificou que alguns critérios são frequentes na hora de escolher um imóvel: aceitação de pets, tipo de contrato e localização.

De acordo com o levantamento, os dados foram compilados com base em 27 mil atendimentos realizados pela empresa nos últimos oito meses. “Em relação ao perfil das buscas, aproximadamente 62% dos atendimentos foram para locação de imóveis e 38% para compra”, diz a Netimóveis. Entre os compradores de imóveis, as questões mais frequentes foram sobre localização e possibilidade de financiamento. Já no segmento de locação, a maioria dos clientes queria saber sobre aceitação de pets no imóvel e qual era o tipo de contrato disponível.

A plataforma, chamada de NIA, realiza atendimentos em qualquer idioma, 24 horas por dia, em linguagem natural. “Mesmo que o cliente envie um áudio, ela interpreta e responde por escrito, o que facilita o trabalho de busca e pesquisa dos clientes”, completa a empresa. Segundo o presidente da Netimóveis Brasil, Ariano Cavalcanti, foi feito um investimento de 880 horas de desenvolvimento nessa primeira fase. “Como é um produto que requer constante aprimoramento, ele deve ocupar uma pauta importante no orçamento da área de tecnologia da rede”, afirma.

Ele conta que a NIA foi desenvolvida internamente pelo Núcleo de Inteligência da Tecnologia Imobiliária Netimóveis (NITI) em parceria com a startup Morada. "Para que a IA ofereça um atendimento completo, foram criadas APIs (interfaces de programação de aplicações) que permitem o acesso integral ao banco de dados da maior rede de imobiliárias do Brasil e a inserção de informações no CRM. A evolução da NIA ocorre continuamente com base em seu próprio aprendizado e nas demandas operacionais diárias das associadas, garantindo aprimoramento contínuo da ferramenta", explica Ariano Cavalcanti.