A Black Friday deve injetar R$ 2,09 bilhões no comércio da capital mineira, um aumento de 2,9% em comparação com o ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Seis em cada dez empresários da cidade pretendem participar do dia de ofertas, em 29 de novembro, e 81,6% deles esperam vendas melhores do que em 2018.

Para o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, a aprovação da reforma da Previdência e da Lei da Liberdade Econômica, neste ano, contribuiu para o otimismo dos lojistas. “As taxas de juros caindo, a geração de empregos e o cenário econômico positivo, embora ainda acanhado, trazem essa expectativa e se refletem mesmo nas vendas do dia a dia”, afirma. Neste ano, a Black Friday ocorre em 29 de novembro, um dia antes da data final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Segundo o levantamento da entidade, a expectativa dos empresários é que os consumidores comprem, em média, três produtos e invistam R$ 478,96 em cada item. “O tíquete médio é alto, porque, na Black Friday, as pessoas se preparam para comprar produtos pessoais ou para a casa, como um tênis, uma máquina de lavar, uma geladeira. Não são presentes, como é característico do Natal”, diz Silva. Para 66,4% dos entrevistados, parcelar no cartão de crédito em até seis vezes deve ser a principal forma de pagamento na data.

Na avaliação dos lojistas, as roupas devem ser os itens mais procurados, seguidas de calçados e eletrônicos. “As lojas já estão se preparando, fazendo negociações com fornecedores para conseguir descontos. Elas vão estar enfeitadas e oferecer formas de pagamentos diferenciadas. É uma oportunidade de atrair e fidelizar os clientes e vender bem”, pontua o presidente da CDL-BH.

Ele ressalta ainda a importância de o comércio oferecer descontos reais: “Preço atrelado à qualidade no atendimento, formas de pagamento diferenciadas e brindes fidelizam os clientes. Vemos muitas pessoas aumentando o valor antes da Black Friday para diminuir depois, mas o consumidor não aceita isso mais. Ele está atento e pesquisando”, completa.

Magalu faz show ao vivo na véspera

São Paulo. O Magazine Luiza fará o maior investimento da história em uma campanha de marketing voltada para a Black Friday. Na véspera da data, às 22h30, a empresa colocará no ar um show ao vivo no Multishow, com o objetivo de alavancar a venda de 12 milhões de itens disponíveis no aplicativo. Destes, 1 milhão terão desconto de até 80%.

O show será comandado por Luciano Huck e terá a participação de cantores, humoristas e influenciadores digitais, que vão divulgar as ofertas por meio de brincadeiras.

Segurança

Polícia. Segundo o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, a instituição está em negociação com a Polícia Militar para reforço do policiamento na Black Friday.