Os desafios da siderurgia em meio à pandemia mundial do coronavírus será o tema da Live do Tempo desta semana.
O primeiro entrevistado é o presidente da Usiminas, Sergio Leite de Andrade, que conversa com os apresentadores Helenice Laguardia e Frederico Duboc nesta segunda-feira (3), às 15h.
As conversas começam sempre às 15h, com transmissão ao vivo em nosso portal otempo.com.br, facebook.com/portalotempo, youtube.com/otempo, twitter.com/otempo, na rádio Super 91,7 FM, supernoticiafm.com.br e publicada na edição impressa do jornal O Tempo.
Confira abaixo a programação da semana:
Segunda-feira - 3/8
Sergio Leite de Andrade
Presidente da Usiminas
Sergio Leite de Andrade nasceu em Belo Horizonte, é engenheiro metalurgista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado na mesma área pela UFMG e especialização em engenharia da qualidade pela American Society for Quality, dos EUA. Tem uma carreira profissional de mais de 40 anos na Usiminas, onde ingressou em 1976 como engenheiro pesquisador. Passou por diversos cargos executivos e a partir de 2008 passou a atuar na diretoria da companhia. Desde 2016 ocupa a posição de CEO da Usiminas. Sergio é também presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil.
Sobre a Usiminas
A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis Estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado.
A Usiminas possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado.
Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.
Terça-feira - 4/8
Alexandre Barcelos
Vice-Presidente Corporativo de Finanças e TI da ArcelorMittal Brasil
Alexandre Barcelos ocupa atualmente a vice-presidência Corporativa de Finanças e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil. O executivo iniciou a carreira na KPMG na função de auditor e assim foi por 13 anos. Depois, ingressou no Grupo ArcelorMittal em 2005, inicialmente na Acesita, tendo liderado as áreas de Contabilidade, Tributário e Tesouraria. Barcelos é também Diretor-Financeiro da Funssest (Fundo de pensão do grupo) e da Fundação ArcelorMittal, presidente do Conselho fiscal da Abertta Saúde, membro de conselho consultivo do AçoLab e conselheiro do Instituto Aço Brasil.
Sobre a ArcelorMittal
A ArcelorMittal é líder de aço do mundo, com presença em 60 países e unidades industriais em 19 países. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição. A ArcelorMittal está listada nas bolsas de valores de Nova Iorque, Amsterdam, Paris, Luxemburgo e nas bolsas espanholas de Barcelona, Bilbao, Madrid e Valência.
No Brasil, mais de 17 mil pessoas compõem a força de trabalho da companhia, onde atua nos segmentos de aços planos e longos, mineração, geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação. Sociedade anônima de capital fechado, com sede na cidade de Belo Horizonte (MG), a empresa conta com uma capacidade instalada de produção superior a 12,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano, que saem de plantas industriais localizadas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Quarta-feira - 5/8
Hildeu Dellaretti Junior
Superintendente de Relações Institucionais das empresas do Grupo Vallourec no Brasil
Hildeu Dellaretti Junior, Superintendente de Relações Institucionais das empresas do Grupo Vallourec no Brasil, é formado em Administração de Empresas e possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na antiga Mannesmann - antecessora da Vallourec - em 1989, ocupando vários cargos na Empresa, como Superintendente Projetos na Vallourec Brasil e Diretor Financeiro e Comercial da Diretor Financeiro e Comercial da Tubos Soldados Atlântico Ltda. (empresa do Grupo).
Hildeu é também membro Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e da FIEMG, Conselheiro da AMIF – Associação Mineira da Indústria Florestal e Presidente da Câmara de Comércio Indústria França – Brasil, regional MG.
Sobre a Vallourec
A Vallourec é líder mundial em soluções tubulares Premium, fornecendo principalmente para os mercados de energia (óleo & gás, geração de energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e construção). Com aproximadamente 19.500 empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento, a Vallourec trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos: oferecemos soluções inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar todos os projetos possíveis.
No Brasil, a Vallourec possui seis unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a Vallourec Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o alto-forno das unidades produtoras de tubos; e a Vallourec Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro. No Rio de Janeiro, a Vallourec Transportes e Serviços (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. No Espírito Santo, a unidade Tubos Soldados Atlântico (TSA) fornece serviços de revestimento anticorrosivos.
Quinta-feira - 6/8
Marcos Faraco
Vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai
Marcos Faraco é formado em Engenharia Mecânica pela UFPR, com MBA pela Manchester Business School, Inglaterra, e especialização em finanças pela FGV. Ingressou na Gerdau em 2003, tendo ocupado diversas posições nas áreas de marketing, vendas, TI e planejamento no Brasil e exterior. Em julho de 2020, assumiu como vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai. Em sua trajetória profissional teve passagem pela Shell Petróleo e também pela Volvo Automóveis e Caminhões.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. A companhia opera 31 unidades produtoras de aço, 75 lojas da Comercial Gerdau, duas minas de minério de ferro e uma base florestal de plantio de eucalipto de mais de 250 mil hectares.
É considerada ainda a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, transformando anualmente 11 milhões de toneladas de sucata em aço em suas operações no Brasil e no mundo. Seus clientes estão nos setores de construção, automotivo, de energia, naval, de máquinas e utilidades e do agronegócio. Em 2019, a companhia fez investimentos ambientais de R$ 241 milhões e investimentos sociais de R$ 18 milhões. A Gerdau apoiou 400 projetos sociais nas comunidades onde atua e somou 6.400 colaboradores voluntários no mesmo ano.
Sexta-feira - 7/8
Marco Polo de Mello Lopes
Presidente executivo do Instituto Aço Brasil
Marco Polo é economista. Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil desde 2010, foi Diretor Executivo da Associação das Siderúrgicas Privadas - ASP e Coordenador Executivo da Ação Empresarial Integrada que atuou nas reformas estruturais do país e na aprovação da Lei dos Portos. Assumiu a liderança executiva do Aço Brasil em 1993, quando a entidade ainda tinha o nome de Instituto Brasileiro de Siderurgia - IBS.
É membro do Conselho Temático de Infraestrutura – COINFRA da Confederação Nacional da Indústria – CNI; Membro do Fórum Nacional da indutai da CNI, Vice-Presidente da AEB –Associação de Comércio Exterior do Brasil; Vice-Presidente da Diretoria do Centro Industrial do Rio de Janeiro – CIRJ / Firjan e Coordenador da Coalizão Indústria, composta por 15 entidades da Indústria de Transformação e da Construção Civil.
Sobre o Instituto Aço Brasil
O Instituto Aço Brasil é a entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço. Nasceu em 1963, com o objetivo de fomentar a competitividade da indústria brasileira do aço, realizando diversas atividades, como estudos, pesquisas e representação em fóruns públicos e privados. Ao longo desses anos, o Instituto sempre esteve comprometido com o desenvolvimento sustentável do país e as demandas da sociedade, revelado nas ações em prol da sustentabilidade, baseada nos pilares econômico, social e ambiental.
Canais de transmissão da Live do Tempo:
Nosso portal - www.otempo.com.br
Facebook - www.facebook.com/portalotempo
Twitter - www.twitter.com/otempo
Youtube - www.youtube.com/otempo
Rádio Super 91,7 FM e www.supernoticiafm.com.br
Jornal O Tempo - publicação de uma página na edição impressa do dia seguinte