Uma novidade no Web Summit Rio, que acontece de 15 a 18 de abril, será uma série de reuniões com delegados do grupo de startups do G20, conhecido como Startup20. Líderes mundiais e delegados participarão do evento para discutir estratégias de promoção e fomento ao crescimento de startups em âmbito internacional.
A Startup20 teve sua origem na Cúpula do G20 de 2023, realizada em Nova Delhi, com o objetivo de estabelecer um diálogo aberto com as partes interessadas no ecossistema de startups e tecnologia, incluindo pequenas e médias empresas. Este encontro no Web Summit Rio precederá a Cúpula anual do G20, marcada para novembro deste ano na mesma cidade.
Artur Pereira, diretor geral para Portugal e Brasil da Web Summit, afirmou: "As discussões e ações que surgirem das reuniões da Startup20 no Web Summit Rio serão cruciais para incentivar a inovação e o crescimento nos ecossistemas de startups em todo o mundo, além de promover a colaboração entre eles".
O Web Summit Rio 2024 contará com mais de 30 mil participantes, incluindo mais de 1.000 startups, mais de 700 investidores, mais de 900 membros da mídia, mais de 600 palestrantes e mais de 210 parceiros.
Diversos líderes e figuras de destaque participarão do evento, como Gilberto Gil, vencedor do Grammy, Meredith Whittaker da Signal, Mike Brock da TBD da Block, Gabriel Braga do QuintoAndar, o YouTuber brasileiro KondZilla, Monica Long da Ripple, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, entre outros.
O Web Summit Rio também estabeleceu parcerias com diversas organizações comunitárias, incluindo Transfero Academy, ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), Rede Mulher Empreendedora e Djassi Africa, visando apoiar e priorizar grupos sub-representados na indústria de tecnologia.
O evento deste ano contará com dois novos palcos e três novas pistas, abordando tópicos como criptografia, DeFi, NFTs, o metaverso, autotecnologia e robótica, além de questões jornalísticas.
Como parte de seu compromisso com a equidade de gênero, o Web Summit Rio opera um programa de mulheres na tecnologia. Os ingressos para o programa women in tech estão esgotados, e o Women in Tech Lounge, patrocinado pelo Banco do Brasil, terá uma programação completa durante o evento.
Além disso, serviços de tradução de voz ao vivo estarão disponíveis no aplicativo móvel do Web Summit Rio, permitindo a tradução de conteúdo do palco do evento entre inglês e português.