O cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. E essa sempre foi a grande paixão do paulista Fausto Bergocce, apesar de ter dedicado sua vida também a outros tipos de arte como quadrinhos, charges políticas, caricaturas, ilustrações, desenhos.
O cartunista estará em Belo Horizonte onde lança nesta quinta (31/7) no Galpão Flor de Campo, no bairro Santa Efigênia, na região Leste, o seu 19º livro “Simples Cartum”. Junto ao lançamento - que acontece a partir das 18h - o artista fará uma exposição de 35 desenhos e cartuns, com temas diversos, entre eles uma homenagem a dois ícones mineiros: o cartunista Ziraldo, uma de suas inspirações, e o escritor Guimarães Rosa.
Fausto iniciou sua carreira em 1974 no jornal Guaru-News e Metrô-News, migrando depois para a imprensa paulista onde atuou como chargista no Jornal Última Hora, Folha de S. Paulo, Diário Popular e TV Cultura. Atualmente trabalha em seu estúdio “Chinelão”, tocando vários projetos ligados às artes gráficas.
No material de divulgação, Fausto fala de sua ligação com Minas Gerais, apesar de ter nascido no estado de São Paulo. Sua cidade natal, Reginópolis, no interior paulista, foi fundada por um padre mineiro, José Jeremias Nogueira. Mesmo nome da rua onde nasceu.
Ziraldo, que morreu no ano passado e será homenageado na exposição que acontece no Galpão Flor do Campo, foi uma de suas primeiras inspirações. Os dois também se tornaram amigos. Fausto também criou laços de amizade com outro talentoso cartunista mineiro, Henfil. “Por isso tudo é um prazer lançar meu novo trabalho em Belo Horizonte. Não poderia haver lugar mais apropriado para apresentar Simples Cartum”, destacou Fausto Bergocce.
SERVIÇO
O quê? Lançamento “Simples Cartum” e exposição de desenhos de Fausto Bergocce
Quando? Quinta (31/7), às 18h
Onde? Galpão Flor do Campo (Rua Coronel Dias 449, Santa Efigênia)
Quanto? Entrada gratuita