“Nada Será Como Antes”. Desde que o Instituto O Grito, no ano de 2016, colocou o pé na estrada, nada mais foi como antes em Ribeirão das Neves, cidade da região metropolitana de BH. É por isso que o título da canção de Milton Nascimento e Ronaldo Barros é a melhor maneira de falar dessa relação entre a poesia e a trajetória da instituição, o disco “Clube da Esquina” (1972), em que a faixa foi apresentada para o mundo, é a inspiração do jantar "Encontro Clube do Grito", que vai acontecer no dia 31 de outubro, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima.
O evento restrito, que terá a apresentação musical de Henrique Portugal, ex-integrante da banda Skank, tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção dos projetos do Instituto O Grito no ano de 2024.
A instituição desenvolve ações com crianças e adolescentes nas áreas da cultura, do esporte e da qualificação profissional. “Começamos a escrever uma nova história nas favelas mineiras a partir de 2016, promovendo o desenvolvimento comunitário, potencializando vozes e talentos por onde passamos. Nosso trabalho é precedido de metodologias, recursos estruturais e uma gestão que potencializa nosso impacto”, explica Léo Martins, fundador do Grito, projeto sem fins lucrativos e parceiro da Gerando Falcões. “A nossa missão é dar voz a quem mais precisa e visibilidade a quem pouco é percebido pela nossa sociedade”, completa ele.
A meta de arrecadação da segunda edição do “Encontro Clube do Grito” é de R$ 1 milhão. No ano passado, o objetivo foi alcançado graças aos diversos parceiros que vem compreendendo a importância das dezenas de ações do instituto em Ribeirão das Neves. “Procuramos fazer um evento bem estruturado e bem forte, porque entendemos que isso vai agregar valor à marca O Grito, então fazemos todo esse movimento para poder ter um evento bem legal”, garante Léo. Essa verba, de acordo com os gestores do projeto, será aplicada, além da manutenção e da melhoria do espaço, nos cursos profissionalizantes, como Preparo de Massas, Maquiagem e Informática, assim como nas ações culturais e esportivas, que atendem mais de 400 crianças e adolescentes. O Grito oferece gratuitamente oficinas de futebol, jiu-jitsu, capoeira, dança, teatro, musicalização e percussão.
Encontro Clube do Grito
Os interessados em marcar presença no “Encontro Clube do Grito” devem entrar em contato pelo telefone (31) 97183-1708. O evento, além do show de Henrique Portugal, contará com um jantar especial.
Entre os convidados, CEOs de grandes empresas que atuam em Minas Gerais, parceiros da instituição e, claro, a equipe do Instituto O Grito.
Favela 3D
Primeiro parceiro do Gerando Falcões no Estado, o Instituto O Grito, recentemente, assinou um acordo com o Governo e com a Prefeitura de Ribeirão das Neves para a construção da primeira "Favela 3D: Digna, Digital e Desenvolvida" de Minas Gerais. A iniciativa, idealizada por Edu Lyra, do Gerando Falcões, tem a missão de aprimorar as condições de vida dos moradores de favela por meio da qualificação, das melhorias nas condições de moradia, do acesso aos serviços de educação e saúde e da infraestrutura de qualidade, promovendo mais dignidade e igualdade para a população.
A “Favela 3D” em Ribeirão das Neves está sendo construída entre os bairros Alvorada (Justinópolis) e Verônica e vai beneficiar aproximadamente 150 famílias.