Uma escala que faz projeções sobre o volume de casos confirmados para Covid 19 indica que, até domingo, o país pode somar entre 7.807 e 6.243 infectados. De acordo com o estudo, que leva em consideração os levantamentos oficiais do governo federal, a previsão é para uma média de 6.981 casos na data. As análises matemáticas também indicam que o tempo estimado para que o número de ocorrências dobre é de 2,9 a 3,3 dias.

As informações constam no Observatório Covid 19 BR, plataforma idealizada por profissionais da Universidade de São Paulo (USP),  da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O projeto disponibiliza, em tempo real, a situação da pandemia no Brasil e faz projeções para até cinco dias.

De acordo com comunicado do grupo, o objetivo é ajudar o público a compreender a evolução da pandemia. “Queremos que qualquer pessoa entre no site e consiga interpretar os dados, assim como elas olham a previsão do tempo ou cotação do dólar”, explica Paulo Inácio Prado, biólogo e professor do Instituto de Biociências (IB) da USP.

A página reúne dados como o número de casos, a rapidez da propagação e a eficácia das medidas de isolamento social.

“Pegamos os casos suspeitos, confirmados e descartados, além do número de óbitos do dia, e usamos para construir o que a gente chama de curva epidemiológica”, explica Paulo Roberto Guimarães Junior, um dos idealizadores do projeto e também professor do IB. “A partir daí, fazemos projeções sobre o aumento ou diminuição do número de ocorrências ao longo do tempo, como a doença vem se comportando ou, ainda, a importância da quarentena”.

A plataforma, mantida pelo grupo de professores, pesquisadores e alunos das três universidades públicas brasileiras, pode ser acessada por meio deste link.