“Movimente-se para ficar sereno e fique sereno para se movimentar”. Essa é a máxima da técnica lian gong em 18 terapias, exercícios terapêuticos para dores no corpo, criada na década de 70 pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, praticante da tradicional medicina chinesa.

A técnica é abordada no livro “Yi Qi Gong em 18 Terapias para Beneficiamento dos Sopros: Exercícios Terapêuticos Elaborados por Dr. Zhuang Yuan Ming”, que será lançado no próximo dia 23.

A obra foi escrita por Maria Lúcia Lee, que é formada em física e, desde 1978, dedica-se à pesquisa, ao estudo e ao ensino das artes corporais terapêuticas da medicina tradicional chinesa, e Maristela Botelho, presidente da Associação de Lian Gong em 18 Terapias de Xangai, China.

Botelho explica que a prática de lian gong é um treinamento que transforma o corpo físico de fraco para forte e de doente para saudável, contando com a assistência do sopro (qi ou energia vital). O treinamento constante estabiliza, fortalece e refina a qualidade das estruturas dos tecidos moles e duros do corpo físico.

“O objetivo das 18 terapias é prevenir e tratar das dores no corpo, desbloquear e ativar o fluxo do qi correto (energia vital) pelo corpo, vitalizando-o e, simultaneamente, reconduzindo o corpo físico aos seus padrões apropriados de organização e ao restabelecimento de seus movimentos naturais”, ensina Botelho.

A prática melhora e amplia a atuação do sopro vital (qi) por meio do fortalecimento das funções dos coração e do pulmão, responsáveis pela produção e circulação do sopro vital, beneficiando o sistema respiratório e a vitalidade.

Agenda

O lançamento do livro acontece no próximo dia 23, às 18h30, na Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias, na rua Equador, 70, no bairro São Pedro.