Em hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte, o clima entre os profissionais de saúde é de apreensão. De acordo com uma psicóloga ouvida pela reportagem, é crescente o temor entre aqueles que estão na linha de frente da luta contra o novo coronavírus.

Em socorro desse grupo de pessoas, uma rede solidária de psicólogos habilitados à terapia EMDR (Dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares, em tradução) montou uma linha de atendimento remoto dedicada aos profissionais de saúde.

"Inicialmente, estamos oferecendo as sessões para médicos e enfermeiros. À medida que mais profissionais aderirem à iniciativa, vamos ampliar para fisioterapeutas, nutricionistas e outros que lidam diretamente com o tratamento", explica Sueli de Azevedo Menezes Cardoso Costa, segunda secretária da Associação Brasileira de EMDR.

A psicóloga explica que a terapia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é usada para o tratamento de veteranos de guerra que desenvolvem quadros de estresse prós-traumático. A prática permite, com o movimento orientado dos olhos, "dessensibilizar lembranças que provocam grande mobilização emocional".

"Quando sonhamos realizamos movimentos oculares, o que permite um reprocessamento daquelas informações, daquelas vivências. O que fazemos na terapia EMDR é algo semelhante", explica, situando que a abordagem, que é dividida em oito fases, também é usada para quadros de ansiedade, por exemplo.

Pressão e medo

Com a possibilidade de o número de infectados dobrar nos próximos cinco dias, segundo cálculos do Observatório Covid-BR, formado por pesquisadores de universidades públicas que estuda o cenário brasileiro, a demanda por cuidados médicos se amplia progressivamente. 

Soma-se à rotina de estresse, o medo de contrair o vírus. Na Itália, segundo sindicato da categoria em comunicado na última quarta-feira (25), pelo menos 5.000 profissionais foram contagiados. Na Espanha, 5.400 deles testaram positivo para a Covid 19.

Expostos a riscos e pressionados por um fluxo grande de pacientes, muitos profissionais da área passam a sofrer psicologicamente, sentem-se fadigados e, em alguns casos, desenvolvem traumas vicariantes - quando, lidando de maneira próxima e frequentemente com situações de intenso impacto emocional, passam a experimentar situações traumáticas vividas por seus pacientes.

Para garantir estabilidade emocional aos profissionais da saúde, os terapeutas, que precisam devem ter formação em psicologia e devem ser credenciados a um conselho da categoria, realizam atendimento online - já que estão em isolamento social.

Sueli situa que a demanda por sessões aumentou desde a última terça-feira (24). Ela acredita que, com o avanço do novo coronavírus no país, mais profissionais devem buscar a ajuda da rede solidária - que já atuou, por exemplo, junto às vítimas do rompimento da barragem B1, da Vale, em Brumadinho, em janeiro de 2019, e também junto a sobreviventes do atentado em uma escola em Suzano, na Grande São Paulo, em março do ano passado.

"A nossa proposta é dar suporte emocional para pessoas que estão vulneráveis diante de eventos assim", afirma.

Profissionais de saúde que tiverem interesse em receber o atendimento psicológico podem entrar em contato com pelo email sosredesolidaria@emdr.org.br.