Cada vez mais, os homens de diversas faixas etárias se rendem à vaidade. É o que aponta uma pesquisa recente, realizada pela empresa Minds&Hearts no Brasil. No levantamento, 45% dos participantes disseram que já buscaram novidades e informações sobre o mundo da beleza.

O estudo entrevistou 414 homens, entre 16 e 59 anos, e mostrou que houve uma mudança considerável na forma como o público masculino se comporta quando se fala em estética. Além disso, os dados demonstraram não haver grande diferença entre as classes sociais: 47% na classe A, 45% na classe B e 44% na classe C procuram por esses serviços. No geral, a preocupação masculina tem sido maior com o rosto, uma vez que 31% dos entrevistados afirmam dedicar-se mais à face do que ao corpo (29%) e à saúde bucal (27%). 

O servidor público João Douglas Silva, 29, faz parte dessa realidade. Há seis anos ele mantém uma rotina de depilação corporal a cada dois meses. “Passei a depilar o corpo quando comecei a praticar natação, porque a ausência de pelos melhora o desempenho na água. Mas, depois, se tornou algo estético e que venho mantendo”, diz. João revela que prefere depilar regiões como tórax, abdome e costas. Já os pelos dos braços e das pernas são aparados.

Segundo Tony Campos, proprietário do Spa Masculino – que atende exclusivamente os homens –, em Belo Horizonte, foi o aumento na procura por serviços de beleza que o fez investir na área. “Estamos há sete anos no mercado e percebemos que houve uma revolução no campo da beleza e da estética. Procedimentos antes vistos como femininos, nesta quinta-feira (2), podem ser feitos por qualquer homem”, afirma Tony.

Ele relata que o carro-chefe do spa nesta quinta-feira (2) é a depilação, que corresponde a 70% dos serviços realizados. “É um procedimento rápido e barato. Além disso, ele remete à higiene corporal e fornece uma aparência agradável aos olhos”, garante o proprietário.

Alternativa. Outro nicho de mercado que aproveita esse crescimento na demanda masculina por serviços estéticos são as barbearias. De acordo com Wanderson Ribeiro, dono da Haircuts, também na capital mineira, em apenas um ano de funcionamento, o estabelecimento registrou um aumento de 40% na procura pelos serviços. “Em um dia movimentado, chegamos a ter 80 clientes atendidos. A maioria deles gosta de unir beleza e praticidade, pedindo cortes simples de lidar, mas bonitos ao mesmo tempo”, explica.

Cliente assíduo, o gerente comercial Gustavo Madureira, 40, conta que a vaidade passou da esfera profissional para a vida privada. “Preciso manter uma boa aparência por causa do emprego, mas aprendi a gostar de me cuidar mais. Isso até melhorou nos relacionamentos, porque aumentaram os elogios”, afirma ele, entre risos. 

FOTO: Depyl Action/divulgação
Rotina. Depilação masculina está ganhando cada vez mais espaço entre o público
Rotina. Depilação masculina está ganhando cada vez mais espaço entre o público

Algumas demandas masculinas

Elas. A pesquisa constatou que as mulheres são a principal fonte de informação de 61% dos homens sobre beleza. 
 
Desigual. A maioria – 90% – dos homens na pesquisa afirmou sentir falta de mais produtos específicos para o público masculino. 
 
Consumo. Cerca de 69% dos homens entrevistados no levantamento disseram que utilizam artigos básicos de higiene
no dia a dia. 
 
Informação.Cerca de 18% dos entrevistados acessam, constantemente, dicas em sites e blogs especializados no universo masculino.
 
 
Em forma. Outro dado do estudo é que 31% deles se preocupam com uma alimentação balanceada, incluindo produtos light. 
 
Mudança. Conforme a idade avança, os cuidados saem de foco do rosto para o corpo (29%, na faixa dos 16-18 anos, e 36% na faixa dos 25-39 anos).