Ranking

Só metade dos brasileiros pratica atividade física, diz estudo

País lidera a lista das nações mais sedentárias da América Latina, com 47% da população ociosa


Publicado em 06 de setembro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Uma em cada duas pessoas em idade adulta (47%) no país não pratica atividade física. Os dados são de um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado nessa quarta-feira (5) pela revista científica “Lancet”. Entre as mulheres, a ociosidade é ainda maior que a média, 53,3%, enquanto a prevalência de inatividade entre os homens é de 40,4%.

E m todo o mundo, a falta de exercícios é um mal que atinge 32% das mulheres e 23% dos homens adultos. O Brasil lidera a lista dos países mais sedentários e a América Latina, que é a região do mundo com mais ociosos. No contexto global, o país está no grupo de nações em que há mais sedentários, superando Estados Unidos (40%) e Reino Unido (36%). O levantamento computou dados de 168 países e revisou 358 pesquisas populacionais feitas entre 2001 e 2016, sondando 1,9 milhão de pessoas.

Segundo o relatório, o ideal para se manter uma rotina equilibrada seria o cumprimento da recomendação padrão da OMS, que aconselha que seja praticado pelo menos 2 horas e meia de esforço moderado ou 75 minutos de atividade intensa, por semana. De acordo com os especialistas do levantamento, a rápida urbanização e a massificação do uso de aparelhos eletrônicos estão diretamente ligadas ao aumento do sedentarismo. 

“A rápida urbanização fez com que as pessoas abandonassem lugares onde deveriam se exercitar para trabalhar, especialmente na agricultura, para instalar-se em cidades onde estão desempregadas ou têm empregos na indústria, muito mais sedentárias e nas quais fazem movimentos repetitivos”, disse a principal autora do estudo e especialista da OMS, Regina Guthold.

A pesquisa ainda tenta estimular os países a adotarem políticas nacionais para incentivar a prática de exercícios, como caminhar e pedalar, assim como a participação das pessoas em atividades esportivas em seu tempo livre. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!