O número de casos confirmados de dengue em Belo Horizonte saltou 2.529% quando comparados os números mais recentes deste ano com o mesmo período do ano passado. De acordo com o “Balanço da Dengue e outras Arboviroses”, da Prefeitura de BH (PBH), em 2024, até esta terça-feira (20 de fevereiro), foram confirmados 4.786 diagnósticos da doença na capital. Já no ano passado, até dia 17 de fevereiro, Belo Horizonte havia confirmado 182 casos da doença. Os números indicam uma diferença de 4.604 casos.
A título de comparação, em 2023, 4 infecções de dengue foram notificadas por dia na capital até dia 17 de fevereiro. Este ano, a média é de 96 por dia. No último sábado (17 de fevereiro), a Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência por causa do aumento dos casos de dengue e chikungunya. A explosão de infecções por arboviroses atinge todo o Estado em uma epidemia considerada “a maior da história” de Minas Gerais.
Em situação de emergência, Belo Horizonte pode adquirir bens e serviços para enfrentar as doenças sem a necessidade de licitações. Também é permitida a contratação de profissionais para a rede de saúde pública, com prazo determinado, e os contratos temporários podem ser renovados.
A medida viabiliza ainda a ampliação da carga horária dos servidores. Com o decreto, também fica autorizada a entrada das equipes de fiscalização em imóveis públicos e particulares para ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Dengue em BH: veja situação na sua regional
A regional do Barreiro concentra o maior número de diagnósticos com 857 – desses, 302 (35%) foram confirmados só nos últimos quatro dias. O informe da Secretaria Municipal de Saúde indica que a região Oeste de BH é a segunda com mais pessoas infectadas: 784. Na sequência, estão a região Nordeste (654) e a Centro-Sul (576).
Já quando são considerados os casos suspeitos, isto é, aqueles que ainda estão em investigação, a regional Venda Nova concentra o maior número de infecções prováveis de dengue: 3.727 – os confirmados na região são 502.
Veja lista de casos confirmados de dengue em BH, por regional:
- Barreiro: 857
- Centro-Sul: 576
- Leste: 277
- Nordeste: 654
- Noroeste: 457
- Norte: 342
- Oeste: 784
- Pampulha: 190
- Venda Nova: 502
- Ignorado*: 147
Veja lista de casos suspeitos de dengue em BH, por regional:
- Barreiro: 2915
- Centro-Sul: 768
- Leste: 1488
- Nordeste: 2217
- Noroeste: 1479
- Norte: 2461
- Oeste: 1039
- Pampulha: 1166
- Venda Nova: 3727
- Ignorado*: 1268
Leia + Dengue ou gripe? Saiba como diferenciar os sintomas das doenças
Gripe ou dengue, entenda a diferença:
Sintomas como dor de cabeça, mal-estar, febre e fraqueza são sinais comuns presentes em várias enfermidades, incluindo a dengue e a gripe. Desta forma, em caso de suspeita de alguma dessas doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Somente um médico pode fazer o diagnóstico correto.
"É possível ainda realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Busque assistência na unidade de saúde mais próxima", alerta o Ministério da Saúde.
Sintomas da dengue:
- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Sinais de alarme da dengue são caracterizados principalmente por:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Sangramento de mucosa;
- Irritabilidade.
- Sintomas da gripe:
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Dores articulares;
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga;
- Prostração;
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes.