O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta quarta-feira (26) os xingamentos feitos pelo ex-mandatário Jair Bolsonaro contra ele durante um evento do Partido Liberal (PL), em São Paulo. Na ocasião, Bolsonaro chamou o petista de "jumento" e "analfabeto".

Em seu perfil oficial do Twitter, Lula disse: "Ontem a imprensa me pediu para responder uma pessoa que tentou me atacar chamando de 'jumento'. Um animal simpático e mais esperto que alguns. O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele, isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém", ironizou.

Ontem a imprensa me pediu para responder uma pessoa que tentou me atacar chamando de “jumento”. Um animal simpático e mais esperto que alguns. O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele, isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém.

— Lula (@LulaOficial) July 26, 2023

Os xingamentos de Bolsonaro contra Lula ocorreram na terça-feira (25), durante a cerimônia de filiação ao PL do vereador Fernando Holiday, seu ex-adversário político, e do comentarista político Lucas Pavanato, na Câmara Municipal de São Paulo. Também esteve presente o presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, além de outros caciques do partido. 

“A quem interessa, leva-se em conta alguns países europeus, países do norte... Interessa eu ou um entreguista na Presidência da República? Um analfabeto? Um jumento, por que não dizer assim?”, afirmou.

Bolsonaro também ofendeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao fazer críticas à reforma tributária. “Haddad comparando herdeiros a parasitas. Logo ele, que nunca trabalhou na vida”, disse o ex-presidente.