2022

PSDB escolhe João Doria para disputar as eleições presidenciais

Governador de São Paulo venceu a batalha de prévias contra o governador gaúcho Eduardo Leite e com Arthur Virgílio, prefeito de Manaus

Sáb, 27/11/21 - 18h51
Tucanos anunciam João Doria como pré-candidato a presidente em 2022

O governador de São Paulo, João Doria, foi escolhido neste sábado (27) para ser o candidato do PSDB à presidência da República em 2022. Com 53,99% dos votos, ele venceu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (44,66%), e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (1,35%), nas prévias do partido. O resultado foi anunciado em Brasília após uma semana de incertezas desde que problemas no aplicativo de votação interromperam a disputa no domingo passado (21). Depois da troca do aplicativo e da retomada da votação, as prévias ocorreram com maior normalidade. Ainda assim, nos últimos 30 minutos antes do encerramento das votações, segundo a versão do partido, foram 26 milhões de tentativas de ataques hackers ao sistema do PSDB, que acabaram neutralizadas.

Doria sai vitorioso de uma disputa apertada e polarizada entre ele e Leite. Ao longo da campanha, o governador paulista contou com apoios como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da maioria das lideranças do partido em São Paulo. Já o gaúcho era apoiado pelo núcleo do deputado Aécio Neves (MG).

A expectativa dos tucanos é que Doria se licencie do cargo de governador de São Paulo em abril, data-limite para a desincompatibilização para quem tem mandato no Poder Executivo e quer disputar as eleições.

Aliados de João Doria creem que o principal trunfo dele em 2022 será a vacinação contra a covid-19 e o fato de o governo de São Paulo ter sido o primeiro a comprar imunizantes e iniciar a campanha de imunização, em janeiro deste ano. Alguns afirmam que a vacina pode ter, para Doria, efeito semelhante ao que o Plano Real teve para Fernando Henrique Cardoso quando se elegeu presidente em 1994. Pesou para a vitória de Dória um apoio maior entre os militantes da legenda, enquanto Leite tinha mais apelo entre os parlamentares.

Em meio a um evidente racha interno na legenda, o governador paulista tem dito que quer estreitar pontes com outros pré-candidatos da terceira via. Um deles é o ex-juiz Sergio Moro, filiado recentemente ao Podemos, que também quer se lançar ao Planalto. Nas pesquisas de intenção de voto, Moro é quem aparece mais bem colocado depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Jair Bolsonaro. Doria também pretende buscar nomes como o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Rodrigo Pacheco (PSD).

Também tentam se colocar como candidatos da terceira via Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe D’avila (Novo).

João Doria já enfatizou que vai buscar a união entre os tucanos e com Eduardo Leite. Um dos principais desafios do governador é conter a ala bolsonarista do partido e evitar que sua candidatura seja abandonada por aliados caso ele não decole nas pesquisas, como aconteceu com Geraldo Alckmin em 2018.

Em 2022, Doria tentará recuperar o PSDB após o pior resultado da história do partido em uma eleição presidencial. No pleito de 2018, Alckmin teve apenas 4,76% dos votos.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

(282) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Assinante Premium
Ricardo Caldeira 11:12 PM Nov 27, 2021
O Partido da Reconstrução Nacional (PRN) foi o partido que cresceu na onda dos "marajás" e do Collor; O PSDB foi o partido que cresceu na onda do Plano Real e do FHC; o PSL foi o partido que cresceu na onda do Mensalão e do Bozo. Tudo igual, tudo a mesma m.... na origem. "A história se repete mas a força deixa a história mal contada", história que, calmamente, segue seu caminho, segue o mesmo destino.
134
Denunciar

. 12:05 PM Nov 28, 2021
petê? chega!
237
Denunciar

Lucas 10:02 AM Nov 28, 2021
Assim como o Leite, Doria é um bolsonarista que agora finge que nunca apoiou o miliciano. PSDB é linha auxiliar do bolsonarismo, apoia o governo em todas as votações, mas quer fingir ser limpinho.
90
Denunciar

. 9:52 AM Nov 28, 2021
hehehehehehe!!!
51
Denunciar

Esteves 6:26 AM Nov 28, 2021
Jogada da Terceira Via é juntar um monte de Candidatos com Viés ideológico de Direita para tirar Votos do Bolsonaro e nos Debates serem moralistas contra Lula e assim ajudarem Moro. Esse sera o papel do Doria, Alessandro e Simone?
26
Denunciar

5168 Negativados 9:43 PM Nov 27, 2021
moço guloso do orifício dilatado, o povo quer saber, o senhor cospe, engole ,chupa ou oferece o combo como promoção????? Kkkkll
18
Denunciar

Fernando Jose 7:57 PM Nov 27, 2021
Gostei, psdb indo para o fundo do posso. Eduardo Leite iria elevar o nível da disputa presidencial...
3
Denunciar

Lucas 9:57 AM Nov 28, 2021
Leite é outro bolsonarista que agora finge que nunca apoiou o miliciano.
3
Denunciar

LEIA MAIS
BOLSA DE VALORES
AJUDA NEGADA
17 SETORES
SEM GANHO REAL
COVID-19
STF
Pandemia
Meio ambiente
Tragédia
Atenção