Dia de Raposa!

Brusque x Cruzeiro: Raposa quer manter retrospecto no Sul e voltar a vencer fora

Confronto entre os times é recente, mas time estrelado triunfou três vezes diante do Quadricolor em três jogos; objetivo é dar mais um passo rumo ao acesso

Por Josias Pereira
Publicado em 30 de julho de 2022 | 05:00
 
 
Destaque do Botafogo na Série B do ano passado, Chay não conseguiu uma boa sequência pelo Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro volta a campo neste sábado (30), às 11h, no Augusto Bauer, em Santa Catarina, contra o Brusque. Um adversário que está no meio da tabela, figurando hoje com 23 pontos e que jamais venceu a Raposa no histórico recente do confronto. Triunfar diante dos catarinenses significa dar mais um passo rumo ao retorno à Série A e também encerrar uma série de cinco jogos sem triunfos do time estrelado longe de Belo Horizonte. 

O volante Filipe Machado, que vem se firmando no time titular, destacou a importância do compromisso no sul do país para as pretensões celestes dentro da competição. A Raposa lidera a Série B, com 45 pontos, e só perdeu apenas três compromissos dentro da competição, obtendo um aproveitamento de 75%. 

"A gente vem trabalhando firme, forte, concentrado, pra fazer o nosso melhor dentro do campo, um ajudando o outro. Jogando dentro ou fora de casa, temos jogado no mesmo estilo, como o Pezzolano pede, com intensidade, em cima do adversário", destacou Machado.

"Vamos continuar fazendo o que a gente vem fazendo durante o campeonato para conquistarmos mais uma vitória no sábado e dar mais um passo muito importante para o nosso grande objetivo: o acesso", acrescentou o volante. 

Os três únicos encontros entre Cruzeiro e Brusque aconteceram justamente na Série B, a partir do ano passado. Em 2021, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi até o Augusto Bauer e venceu o Brusque por 2 a 1, em agosto. Edu, atuando pelo Brusque, fez um gol naquele compromisso. Naquele mesmo ano, o Cruzeiro ainda venceu os catarinenses, no Mineirão, por 2 a 0, e voltaram a triunfar sobre o Brusque, dentro do Gigante da Pampulha, por 1 a 0, em duelo pelo turno do Brasileirão desta temporada. 

Estreia de reforço 

Existe uma grande expectativa pela possibilidade do técnico Paulo Pezzolano poder promover a estreia de mais um reforço para a sequência da temporada: o meia Chay. Machado comentou sobre a característica do comandante uruguaio, que não tem cerimônia em lançar reforços. Para o volante, a entrada de novos jogadores não desmobiliza o esquema do time, mas acrescenta qualidade. 

"Creio que não atrapalha. Chegaram jogadores novos aqui, vem pra contribuir, pra ajudar. A gente está ali pra fazer nossa parte dentro do campo, o que rola fora do campo, extracampo já não é com a gente. A gente vem cumprindo bem o papel dentro de campo. E esses novos jogadores que vêm chegando estão vindo pra somar, pra contribuir, pra conseguirmos o grande objetivo que é conquistar o acesso", concluiu Machado. 

Adversário do Cruzeiro, o Brusque aparece com 23 pontos na tabela de classificação e não vence há quatro partidas. São três empates consecutivos, incluindo o 1 a 1 com o Guarani, fora de casa, na última rodada. 

FICHA TÉCNICA 

BRUSQUE X CRUZEIRO
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2022
Local: Augusto Bauer, em Brusque-SC
Horário: 11h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (CBF-PR) 
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (CBF-SP)
Transmissão: Rádio Super Notícia 91.7, Premiere e Globoplay 

Cruzeiro

Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Machado (Wagner Leonardo) e Lucas Oliveira; Geovane Jesus, Neto Moura, Pablo Siles (Pedro Castro) e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Luvannor e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano. 

Brusque

Jordan; Edílson, Éverton Alemão, Wallace Reis e Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Wagner Balotelli e Álvaro; Fernandinho e Alex Sandro (Gabriel Taliari). Técnico: Luan Carlos.