O fator psicológico foi fundamental para o bom desempenho do Cruzeiro no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino neste domingo (7). A avaliação é do treinador das Cabulosas, Jonas Urias, que analisou o empate por 2 a 2 contra o Corinthians, na Arena Independência. O comandante celeste fez uma avaliação positiva da equipe na primeira parte da decisão.
Em sua coletiva após o jogo, Urias fez uma comparação com a partida diante do Palmeiras, na volta da semifinal do torneio, no último domingo (31 de agosto). O técnico comemorou a evolução mental que sua equipe demonstrou entre as duas partidas.
“A gente não tinha se portado psicologicamente bem contra o Palmeiras. Diante do desafio, ficamos inseguros e éramos capazes de jogar este desafio de forma mais plena. Aquela experiência nos fez melhores. Hoje a equipe estava muito mais leve, confiante, diferente do jogo contra o Palmeiras, em que havia muita tensão. Tensão costuma gerar dificuldades de enxergar o jogo, ter confiança técnica, e desencadeia outros problemas que aparecem no futebol”, afirmou o comandante.
Urias relatou um cenário bem diferente antes da partida contra o Corinthians neste domingo (7). O comandante quer que a equipe vá para São Paulo com o mesmo espírito demonstrado no duelo de ida, para evoluir ainda mais dentro de campo e buscar o título.
“A equipe estava muito bem hoje, e o jogo representou isso. Jogar contra o Corinthians é muito difícil, e você sai atrás no placar, complica ainda mais. Mas a equipe estava fria, entendendo que o jogo seria jogado, sabendo que elas (Corinthians) iam ter chances, mas que a se a gente jogasse, também íamos ter. Então precisamos pegar esta experiência hoje para se afirmar e entrar lá preparados para o novo desafio”, pediu Jonas.