Colapso

Em noite de horror da defesa, Cruzeiro perde para o ex-lanterna CSA

Foram três gols em bolas alçadas à área sem contestação por parte da zaga celeste; o time alagoano não perdoou

CSA e Cruzeiro se enfrentaram na noite deste sábado, no estádio Rei Pelé, em Alagoas
Josias Pereira | @josiaspereira
19/09/20 - 22h58
audima

Colapso. Assim pode ser definido a atuação da defesa do Cruzeiro na noite deste sábado, no Rei Pelé. O CSA era o lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B. Teve o técnico demitido após 18 dias. Esteve com um interino na beira de campo. Mas conseguiu se reabilitar diante da Raposa graças a três cruzamentos para a área que passaram sem contestação da defesa. O resultado foi um 3 a 1 para o time alagoano, que contou com dois gols de seus zagueiros - Cleberson e Alan Costa -, além de outro do estreante Pedro Lucas. Ao Cruzeiro, o único ponto positivo foi a atuação lúcida de Matheus Pereira, que inclusive fez o único gol celeste. 

O desastroso resultado em Alagoas fez o Cruzeiro voltar a flertar com o Z-4 da Série B. É o 15º, com oito pontos, a mesma pontuação do Guarani, que é o primeiro da zona ingrata. O CSA agora não é mais o lanterna. Tem sete pontos, um a menos que o Cruzeiro e também possui um jogo a menos que a Raposa. 

O jogo

Apostando em uma formação sem a presença do famoso 9 referência, o Cruzeiro pretendia ter um ataque com troca de posições, procurando confundir o sistema defensivo do CSA. A aposta até funcionou. Por dez minutos. A Raposa teve a primeria chance real do jogo, com Airton chutando no pé da trave. Depois começou o tormento defensivo do Cruzeiro.  

Faltou experiência e atenção da zaga

Pela direita, a parceria Rafael Luiz na lateral e Airton pela beirada ensaiou algumas jogadas, mas a inexperiência ainda pesa em algumas tomadas de decisão. O melhor exemplo disso foi o primeiro gol que o Cruzeiro levou. Rafael Luiz se precipitou em cima da linha de fundo e acabou mandando para escanteio. Na cobrança, aos 11 minutos da etapa inicial, um leve desvio para o meio da área e Cleberson, sozinho, sem nenhuma marcação dos defensores - Léo, por exemplo, só observou - cabeceou, vencendo Fábio e abrindo o placar. 

Caminho aberto 

Mas ainda teria mais. Um cruzamento de Rafinha que, a princípio parecia fácil para a defesa cortar, acabou encontrando Alan Costa, aos 28 minutos, que chegou para mais um arremate de cabeça, derrubando Fábio, que poderia ter saído no lance ou então mesmo a dupla Léo e Cacá, que mais uma vez assistiu a passagem do zagueiro. Alan Costa de péssima lembrança para a torcida do Cruzeiro, já que foi o autor do gol da vitória do ano passado por 1 a 0, no Mineirão, em jogo que simbolicamente decretou o descenso à Série B. 

A essa altura, Ney Franco tentou agir rápido. Mexeu no time, sacando peças como o volante Jadsom e promovendo a entrada de Thiago, agora sim, tendo um 9 na área, além de Arthur Caíke, que deixou o jogo para a estreia do lateral-direito Daniel Guedes, liberando Rafael Luiz. Muitas mudanças e pouquíssima efetividade, com os jogadores criativos completamente em estado de 'vagalume' em campo, como o próprio Régis, que sumiu, e também Maurício. 

O lúcido 

Na segunda etapa, Ney Franco propôs um Cruzeiro com Régis mais próximo de Thiago e Maurício quase como um segundo volante. Mas quem foi premiado pela atuação mais sólida do time foi o jovem lateral-esquerdo Matheus Pereira. O ponto destoante de uma noite de horrores do sistema defensivo, Matheus Pereira fez bela jogada na segunda etapa, penetrando na área e chutando cruzado, aos 21 minutos. O primeiro gol do garoto, de 19 anos, no profissional celeste. 

Bombardeio aéreo - PARTE III 

A expectativa era de uma recuperação do Cruzeiro. Mas a zaga celeste voltou a vacilar no jogo aéreo. Aos 26 min, Pedro Júnior cruzou a bola para a grande área, e Pedro Lucas, passando por Léo e nas costas de Cacá, cabeceou para o fundo do gol, decretando a vitória alagoana sobre o Cruzeiro. E olha que o CSA ainda teve Rodrigo Pimpão expulso e mesmo assim segurou o placar. 

Ficha técnica 
CSA 3 x 1 Cruzeiro

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020
Local: Rei Pelé, em Maceió
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Cartões amarelos: Pedro Júnior, Pedro Lucas e Rodrigo Pimpão (CSA); Machado (Cruzeiro) 
Cartões vermelhos: Rodrigo Pimpão (CSA)
Gols: Cleberson, aos 11 minutos, e Alan Costa, aos 28 minutos, ambos do 1ºT; Pedro Lucas, aos 26 minutos do 2ºT  (CSA); Matheus Pereira, aos 21 minutos do 2º T (Cruzeiro)  

CSA
Matheus Mendes; Diego Renan, Cleberson, Alan Costa e Rafinha; Geovane, Márcio Araújo e Yago (Marquinhos); Rodrigo Pimpão, Pedro Júnior (Cedric) e Paulo Sérgio (Pedro Lucas). Técnico: Adriano Rodrigues 

Cruzeiro 
Fábio; Rafael Luiz (Roberson), Cacá, Léo e Matheus Pereira; Jean, Jadsom (Thiago), Maurício e Régis; Airton (Machado) e Arthur Caíke (Daniel Guedes). Técnico: Ney Franco  

17 comentários

Baltazar Santos 4:37 PM Sep 20, 2020
Mesmo na série B, o cruzeiro continua sendo O MAIOR DE MINAS.
10
Denunciar
Baltazar Santos 4:36 PM Sep 20, 2020
Não está na hora do fabio aposentar ??
5
Denunciar
Respostas (1)
raikar amorim 3:47 AM Sep 21, 2020
kkkkk o cara já deve ser bisavô
raikar amorim 8:28 AM Sep 20, 2020
se o cruzeiro fosse um jogador seria tiago neves
1
Denunciar
raikar amorim 8:22 AM Sep 20, 2020
esse time fudido tinha que sumir de minas gerais, mudar sua sede de estado, ir pro paraná ou distrito federal.. ou são paulo .. sumam daqui vermes.
5
Denunciar
Maciel Ge 7:00 AM Sep 20, 2020
JÁ PRENDERAM OS BANDIDOS QUE FIZERAM ISSO ? JÁ INVESTIGARAM AS CONTAS DO GILVAM DE PINHO TAVARES E WAGNER PIRES DE SÁ ?
24
Denunciar
Respostas (2)
Eternamente 9 X 2! 1:56 PM Sep 20, 2020
Mariela, seu timinho se fud*u! Chora, Mariazinha!
Ablator 7:21 AM Sep 20, 2020
Mariela, chupa que é de uva!!!! Kkkkkkk
Maciel Ge 6:56 AM Sep 20, 2020
Muito triste , a incompetência do Cruzeiro impera em todos os setores.
16
Denunciar
Moderado 11:44 PM Sep 19, 2020
Clube decadente, time decadente. Tem que tirar essa velharia que ajudou rebaixar o Cruzeiro a começar pelo Fábio que tirou a oportunidade de manter o Rafael no gol. Depois o Leo depois tirar esse Jadson que é muito fraco e depois ver quem está fazendo grupinho lá dentro e expulsar. Não sei como mas se precisar da torcida pode chamar que tenho certeza ajudam a tirar. O Galo voando baixo e a raposa cavando sepultura. E a PC e o MPMG vai terminar de apurar a roubalheira? Está muito devagar.
8
Denunciar
Rogério Luciano 11:22 PM Sep 19, 2020
Cuguloso rumo a série C, kkkkkkkkk, eu vi,kkkkk
4
Denunciar
sebastiao di paula 11:21 PM Sep 19, 2020
O problema não é o treinador, o problema é a ruindade deles e a falta de caráter, esse time não ganha nem de time de várzea. Pra continuar passando vergonha, é melhor o Cruzeiro fechar as portas... encerrar as atividades.
0
Denunciar
Eternamente 9 X 2! 11:21 PM Sep 19, 2020
Olha a terceirona aí mariada! FALA ZEZÉ... SE NÃO PUDER GANHAR DO CSA, PELO AMOR DE DEUS..
3
Denunciar
Ton Pereira 11:19 PM Sep 19, 2020
Como havia falado, temos diretoria, técnico e time de segunda pra terceira divisão. Se estão gastando quase 3 milhões mensais com este timinho, estão jogando dinheiro fora, que façam um estágio no CRB, Ponte Preta, ou o próprio CSA, que venceu duas das últimas duas partidas que disputou. O time não sabe bater um escanteio e também não sabe se posicionar quando é contra. Timinho, e não é pelo momento financeiro, é pela incompetência da direção, muitos times mais baratos são muito melhores. Sem zaga (Leo é horrível), sem meio e sem ataque, não dá pra torcer, O CRUZEIRO ACABOU.
3
Denunciar
Pablo 11:15 PM Sep 19, 2020
Bom...kkkkkkkk
1
Denunciar
Aqui se faz, aqui se paga 11:01 PM Sep 19, 2020
Kkkkkkkkkkk
1
Denunciar

Leia também: