Ter uma coleção de roupas, bolsas e sapatos é o desejo de muitas mulheres, mas um conceito defendido por especialistas em moda derruba a teoria do “quanto mais, melhor”. Afinal, nada adianta ter um closet lotado se, na hora de sair, você solta aquela frase clássica “eu não tenho nada para vestir”. O conceito do guarda-roupa cápsula propõe um investimento em poucas peças, mas que sejam de qualidade e versáteis. 

Consultores de moda e estilo defendem a ideia de que com 20 a 40 peças é possível montar até 450 combinações. Isso significa que, ao escolher roupas e acessórios certos, você tem looks para o ano todo, sem repetir. Na teoria, esse conceito parece quase impossível, mas quem entende do assunto garante que basta investir em peças atemporais, práticas e fáceis de combinar.

“O guarda-roupa cápsula, na verdade, ele veio para ser uma resolução. Você ter menos peças, mas que sejam funcionais, principalmente para o seu dia dia e para a demanda do seu estilo de vida”, explica Katcy Vieira, consultora de imagem e estilo.

O primeiro passo para quem deseja diminuir as peças do armário é desapegar daquilo que não tem utilidade. Katcy afirma que um dos principais erros cometidos por muitas pessoas é o de guardar roupas que não servem ou que não combinam mais com você. “Não deixe guardado aquilo que você não usou nos últimos 6 meses, porque o nosso estilo pessoal muda de acordo com as fases da nossa vida. O que você usou há 5 anos atrás, provavelmente você não vai usar de novo. De seis em seis meses, você precisa fazer esse detox”, orienta a especialista.

Consultar com um especialista pode ser o primeiro passo para quem deseja um guarda-roupa funcional- Foto: Flavio Tavares / O Tempo

Outra dica importante é fazer uma avaliação com um especialista para avaliar o seu estilo pessoal. Não existe uma fórmula certa para montar um guarda-roupa funcional, cada pessoa tem gostos e preferências individuais. Portanto, fazer uma análise com um profissional é outro passo importante e que vale o investimento. 

“A consultoria de imagem vai entender a sua cartela de cor, o seu estilo pessoal, o seu biotipo, sua intenção de imagem, visagismo, então tudo isso alinha. Outro erro muito comum é a pessoa não entender o próprio corpo. Nem toda modelagem faz sentido”, explica Katcy.

E na prática?

O segredo para o sucesso é investir em boas combinações. Isso significa ter peças que tenham harmonia de cores e tecidos “Você pode pegar uma peça e tentar combiná-la com cinco, por exemplo, uma calça versátil pode combinar com cinco blusas”.  

Outra dica é investir em acessórios que farão toda a diferença para mudar a ‘cara’ do look.

“Sempre que a gente fala de um guarda-roupa que funciona, nós temos 50% de peças atemporais, que são peças que vão forrar o seu guarda-roupa, independente da estação. 40% são os acessórios, e aqui a gente vai falar sobre os brincos, braceletes, sapatos, bolsas e os cintos que eu falo que são super aliados. 10% apenas de tendência. Então a gente precisa ter esse equilíbrio muito bem estabelecido em um guarda-roupa que funciona”, explica.

Veja dicas de peças que são versáteis e não podem faltar no seu guarda-roupa cápsula:

  • Camisetas e regatas básicas
  • Calças Jeans
  • Calças de alfaiataria em cores neutras (invista primeiro no preto, branco, nude e marrom).
  • Short e saia jeans
  • Blazer estruturado
  • Vestido preto básico
  • Blusas brancas e T-shirts
  • Jaquetas jeans ou de couro
  • Reserve algumas peças (blusas e vestidos) com estampa também