QUE PERIGO!

Mulher sofre ruptura no fígado após verme parasita colocar ovos em seu abdômen

O episódio foi registrado na Tunísia e publicado neste sábado na revista médica American Journal of Case Reports

Por O TEMPO
Publicado em 17 de maio de 2024 | 12:43
 
 
 

Uma mulher, de 33 anos, foi infectada por um verme que colocou ovos dentro do seu abdômen e sofreu uma grave ruptura no fígado. O episódio foi registrado na Tunísia e publicado esta semana na revista médica American Journal of Case Reports. A mulher passa bem.

Conforme o artigo, a mulher não possuía antecedentes médicos ou cirúrgicos e compareceu ao pronto-socorro com fortes cólicas estomacais, febre e olhos e pele amarelados há três dias. Os resultados dos exames de sangue indicaram que marcadores inflamatórios chamados proteínas C reativas estavam mais de 20 vezes acima do nível normal, o que sugere possíveis danos ao fígado.

Nos exames de imagem, os médicos encontraram no fígado uma hidatidose, um cisto e uma ruptura no ducto biliar, que transporta fluidos para o fígado. Mais tarde foi descoberto que o dano ao órgão foi causado pelo crescimento de um Echinococcus granulosus – uma tênia de dois a sete milímetros.

De acordo com os pesquisadores, o parasita foi analisado por cientistas por ser similar ao que se acredita ter infectado o cérebro do candidato à presidência dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr.

O parasita desencadeia uma infecção potencialmente mortal, a doença hidática, também conhecida como equinococose cística. Os vermes normalmente vivem em animais como ovelhas, bovinos, caprinos, porcos e cães. A infecção de pessoas acontece comumente em países rurais. Não está claro quando o paciente foi infectado, embora os sintomas possam levar vários anos para aparecer.

Dois dias após a internação, os médicos realizaram uma cirurgia para retirada do cisto e drenagem do excesso de bile. A paciente passou 15 dias internada, sem complicações no pós-operatório, recebendo líquidos e antibióticos antes de receber alta.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!