Os serviços de segurança ucranianos (SBU) anunciaram nesta quinta-feira (10/7) que um de seus agentes foi assassinado na capital da Ucrânia, um acontecimento relativamente raro no país. "Uma investigação criminal foi aberta pelo assassinato de um funcionário do SBU no distrito de Golosivski, em Kiev", indicaram os serviços secretos em um comunicado, sem informar a identidade da vítima.
O SBU e a polícia da Ucrânia "estão tomando todas as medidas necessárias para esclarecer as circunstâncias do crime e levar os responsáveis à justiça", informou a fonte. Um vídeo de câmera de vigilância, divulgado por canais ucranianos no Telegram mostra um homem encapuzado atirando em uma pessoa perto de um estacionamento, antes de fugir.
9 luglio 2025, Ucraina - Russia
— LadyAfro17🐸🍊🍊🍊🇳🇱🇧🇷 (@LadyAfro17) July 10, 2025
COLONNELLO DEI SERVIZI SEGRETI UCRAINI UCCISO IN UN CORTILE
il colonnello dei servizi segreti ucraini (SBU) Ivan Voronych, legato a molteplici operazioni di sabotaggio in Russia, è stato ucciso a Kiev.
I filmati delle telecamere a circuito… pic.twitter.com/ToWKxR1VsR
"Ao chegar ao local, as forças de ordem encontraram o corpo de um homem com um ferimento de bala", informou a polícia.
Segundo o meio de comunicação independente ucraniano Ukrainska Pravda, a vítima era o coronel Ivan Voronich. O suspeito disparou cinco vezes contra a vítima com uma pistola equipada com um silenciador, acrescentou o meio, citando fontes da SBU.
Um ataque deste tipo em plena luz do dia é raro em Kiev, mesmo desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022. Ucranianos e russos trocam acusações regularmente de assassinatos organizados, sobretudo contra líderes políticos e militares, bem como de atos de sabotagem ou espionagem.