O influenciador estadunidense Charlie Kirk, do grupo Turning Point USA, foi baleado durante um debate realizado na Utah Valley University, em Orem, Utah, nos Estados Unidos, na tarde desta quarta-feira (10). Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que Kirk é alvejado no pescoço. Um suspeito foi preso e o FBI está monitorando o caso.
Após o incidente, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, pediu orações para o conservador. “Orem por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai”, publicou. Pouco depois, Donald Trump foi ao Truth Social fazer o mesmo pedido. "Todos nós devemos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível em todos os aspectos. DEUS O ABENÇOE!”, escreveu o presidente.
Um porta-voz da universidade de Utah relatou à NBC que o conservador estava dando uma palestra há cerca de 20 minutos quando disparos foram ouvidos. Através do vídeo do momento, é possível ver Kirk sentado em um local coberto por uma tenda, cercado por estudantes. Após um barulho de tiro, ele cai e o público começa a correr.
Quem é Charlie Kirk
Conhecido como comentarista político conservador e apresentador de podcast, Charlie Kirk acumula milhões de seguidores nas redes sociais. Natural de Arlington Heights, no estado do Illinois, ele foi responsável por fundar a Turning Point USA, uma organização sem fins lucrativos que busca divulgar ideias conservadoras para estudantes universitários dos Estados Unidos.
Favorável ao porte de armas livre nos Estados Unidos, o influenciador já havia dito que “valia a pena” ter algumas mortes por armas de fogo no país para manter o porte legal. “Acho que vale a pena ter, infelizmente, algumas mortes por armas de fogo todos os anos para que possamos ter a Segunda Emenda para proteger nossos outros direitos concedidos por Deus. É um acordo prudente. É racional”, disse em entrevista à Newsweek, em 2023.
Matéria em atualização.