EUA

Democratas demonstram preocupação sobre candidatura de Biden em 2024

Apesar de apreensão, atividade econômica robusta pode oferecer esperança para o partido

Por Agências
Publicado em 16 de dezembro de 2023 | 14:39
 
 
 
normal

O presidente americano Joe Biden chega ao final do ano com preocupações cada vez maiores dos democratas com relação à sua reeleição. Biden enfrenta resistência no Capitólio ao seu esforço para ajudar financeiramente aliados em duas guerras e sofre uma investigação de impeachment contra ele e sua família.

Uma rodada de pesquisas desanimadoras está aumentando o nervosismo entre os democratas, inclusive os de mais próximos ao presidente, que estão preocupados com o fato de que as opiniões negativas dos eleitores não estão sendo contestadas. Esses democratas estão ficando impacientes e querem começar uma campanha completa.

Entre estes democratas, está o ex-presidente Barack Obama, que "sabe que será uma disputa acirrada" e "acha que os democratas podem muito bem perder" a eleição de 2024, de acordo com uma pessoa familiarizada com seu pensamento. Obama se preocupa com o fato de que "a alternativa é bastante perigosa para a democracia", disse a pessoa.

Ao mesmo tempo, a atividade econômica robusta parece oferecer alguns raios de esperança para o presidente Biden, à medida que a disputa presidencial de 2024 se aproxima. Nesta semana, o Dow Jones Industrial Average atingiu nível recorde e - talvez o mais importante do ponto de vista eleitoral - a confiança do consumidor se recuperou este mês mais rápido do que o esperado.

(Estadão Conteúdo com informações de Dow Jones Newswires)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!