Na Índia

Estudantes de 14 anos descobrem asteroide próximo da órbita da Terra

Indianas informaram que asteroide está atualmente mais perto do planeta Marte

Por Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2020 | 19:50

O instituto Space India, organização indiana de pesquisa espacial, a divulgou que duas estudantes de 14 anos de Surat, cidade no oeste do país, descobriram um novo asteroide próximo à Terra com a ajuda da campanha de busca de asteróides da Spacel-All India e usando imagens de um telescópio da Universidade do Havaí. Elas participam de um programa de ciência da Space India em colaboração com a International Astronomical Search Collaboration (IASC) e a Hardin Simmons University no Texas.

O corpo celeste descoberto por Vaidehi Vekariya Sanjaybhai e Radhika Lakhani Prafulbhai foi chamado provisoriamente de HLV2514. "É um objeto que está atualmente cerca do planeta Marte e, com o tempo, evoluirá para um asteróide que cruza a Terra (daqui a cerca de um milhão de anos)", informou o centro de estudos espaciais em sua página no Facebook, ao parabenizar estudantes e professores.

À agência de notícias Reuters, uma das estudantes comentou o feito e revelou ser dedicada às pesquisas: "Nem tenho TV em casa para poder me concentrar nos estudos".

A descoberta de asteroides é importante porque eles podem ser potencialmente prejudiciais à Terra.

DISCOVERY ALERT! We are proud to announce that two Girls from Surat with the help of SPACE-All India Asteroid Search...