Reino Unido

Família real divulga vídeo da infância de Elizabeth II, que completa 94 anos

Pandemia do novo coronavírus fez soberana se confinar há semanas em Windsor com seu marido, de 98 anos

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 21 de abril de 2020 | 16:58
 
 
 
normal

Para celebrar o 94º aniversário da rainha Elizabeth II nesta terça-feira, 21, a família real britânica divulgou nas redes sociais um vídeo com imagens da infância da monarca, já que todos os festejos foram cancelados devido à pandemia de Covid-19.

Nas gravações é possível ver uma menina de poucos anos brincando com um carrinho de bebês, com a irmã, a princesa Margaret, e já um pouco maior dançando junto a ela e andando a cavalo, uma de suas paixões.

"Para quem está comemorando aniversário em casa hoje, com ou sem os entes queridos, enviamos nossos felizes agradecimentos", disse a conta da família real no Twitter.

 


A rainha está confinada com o marido, o príncipe Philip, na residência de Windsor, de onde recebeu as felicitações da família e de amigos virtualmente.

Devido às restrições impostas para frear a pandemia, os sinos da Abadia de Westminster, que soam nos aniversários da rainha, permaneceram em silêncio, o que não ocorria há mais de uma década, nem houve salvas de canhão, pela primeira vez no reinado de Elizabeth II.

A soberana está há semanas confinada em Windsor, ao oeste de Londres, com seu marido, de 98 anos. Devido à idade avançada, ambos estão no grupo de risco da Covid-19.

Também para a data, os confeiteiros reais compartilharam uma suntuosa receita de cupcakes de chocolate.

A rainha Elizabeth II recebeu parabéns de sua família a distância, pelas redes sociais. O primeiro foi seu filho mais velho, o príncipe Charles. O herdeiro do trono britânico tuitou uma série de fotos da soberana ao longo dos anos.

Charles contraiu Covid-19 e já está recuperado. Ao contrário do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que teve de ser internado na unidade de terapia intensiva, o príncipe sofreu uma versão leve da doença.

O filho mais velho de Charles, segundo na linha sucessória, príncipe William, publicou uma fotografia dele com a avó e sua mulher, Kate.

A casa real já havia anunciado que não haverá o tradicional desfile militar, celebrado todos os anos em junho, para festejar oficialmente o aniversário da rainha Elizabeth II.

Em um histórico discurso transmitido pela televisão no início de abril, a rainha convocou seus súditos a resistirem, assegurando que "dias melhores virão".

Na segunda-feira, seu marido divulgou uma mensagem de caráter excepcional, na qual elogiou o "vital e urgente" trabalho do pessoal de saúde, especialistas e cientistas que lutam contra o coronavírus. Philip está há quase três anos afastado da vida pública.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!