Em chamas

Incêndio em aterro sanitário produz 'fumaça altamente tóxica' no Panamá

Extinção do fogo no Cerro Patacón, principal lixão do país, pode levar até uma semana, segundo bombeiros

Por Agências
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 | 21:47
 
 
 
normal

Um grande incêndio consume nesta terça-feira (14) o principal aterro sanitário do Panamá e provocava uma nuvem de "fumaça altamente tóxica" sobre áreas povoadas próximas à capital, informou um bombeiro, alertando que a extinção do fogo pode levar até uma semana.

O fogo no Cerro Patacón, principal lixão do país, situado nos arredores da capital, começou na tarde desta segunda-feira e se propagou durante a madrugada, sem que os bombeiros pudessem controlá-lo.

"Um colega que trabalhava na extinção [das chamas] sofreu uma queda, mas se encontra estável", disse o subtenente dos bombeiros Eduardo Escobar ao canal Telemetro. A coluna de fumaça era visível de vários pontos da capital panamenha.

"O vento está mudando, dessa mesma forma a fumaça vai se propagar. É altamente tóxico, mas sobre a fumaça não podemos fazer absolutamente nada", acrescentou o oficial. A extinção do incêndio "pode levar cerca de uma semana", detalhou.

O aterro sanitário recebe mais da metade do lixo de todo o país. Foi aberto em 1986 e desde 2008 é operado pela concessionária Urbalia, que ordenou o fechamento temporário do local e levantou a possibilidade de se tratar de um incêndio criminoso.

“Entre as hipóteses que precisam ser investigadas, está a presença de mãos criminosas neste evento, razão pela qual fazemos um apelo às autoridades responsáveis para que procedam com a devida investigação", manifestou a empresa.

Centenas de pessoas ganham a vida informalmente no lixão, buscando latas, sucata, cobre e vidro para vender. Também existem denúncias de violência relacionada ao controle do acesso à zona para coletar lixo. 

Em seus arredores foram erguidas casas rudimentares onde vivem famílias de baixa renda.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!