Funeral

Longas filas no segundo dia de despedida de Bento XVI

Alguns fiéis precisaram esperar até duas horas para entrar no santuário e prestar sua homenagem a Joseph Ratzinger, que será enterrado na quinta (5)

Por O Tempo
Publicado em 03 de janeiro de 2023 | 13:53
 
 
 

Longas filas se formaram nesta terça-feira (3), mais uma vez, no segundo dia de visita à capela funerária para se despedir do papa emérito Bento XVI, falecido no sábado (31), aos 95 anos. Na segunda-feira (2), cerca de 65 mil pessoas passaram pela Basílica de São Pedro.

Alguns fiéis precisaram esperar até duas horas para entrar no santuário e prestar sua homenagem a Joseph Ratzinger, cujo corpo descansa em um catafalco coberto por um tecido dourado e cercado por dois guardas suíços com trajes de gala, em frente ao altar-mor. 

Até quarta-feira (4), os fiéis poderão se despedir de Joseph Ratzinger na capela funerária. O enterro do ex-pontífice será na quinta-feira (5). Será a primeira vez na história milenar da Igreja Católica que um papa em exercício enterrará outro papa. Dezenas de chefes de estado e líderes de outras religiões são esperados para o funeral do 265º papa da história.

A cerimônia começará às 5h30 (horário de Brasília) e será sóbria, conforme desejo de Bento XVI. No final do funeral, o caixão do pontífice emérito será sepultado nas grutas vaticanas, onde se encontram os túmulos dos papas, informou o Vaticano, em um comunicado. (Com AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!