Sem precedentes

OMS diz que Covid-19 é, de longe, pior emergência global de saúde

Doença já infectou mais de 16 milhões de pessoas

Por agência brasil
Publicado em 27 de julho de 2020 | 09:24
 
 
 
normal

A pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 16 milhões de pessoas em todo o mundo, é facilmente a pior emergência global de saúde já enfrentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse nesta segunda-feira (27) o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Gebreyesus.

Somente com a adesão estrita às medidas de saúde, desde o uso de máscaras até evitar aglomerações, o mundo será capaz de vencer a pandemia, acrescentou Tedros em entrevista coletiva virtual em Genebra.

"Onde essas medidas são seguidas, os casos caem. Onde elas não são, os casos sobem", disse ele, ao elogiar China, Alemanha e Coreia do Sul por controlarem seus surtos.

Na próxima quinta-feira, 30, fará seis meses que a agência deu essa classificação para a covid-19 e o Comitê de Emergência se reunirá nesta semana para reavaliar a pandemia.

Tedros ressaltou que, quando esse status foi atribuído ao novo coronavírus, em 30 de janeiro, havia apenas 100 casos da doença fora da China e nenhuma morte. No domingo, 26, o número de infecções pelo vírus chegou a 16 milhões no mundo, e as mortes a 640 mil, de acordo com dados da organização.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!