Guerra no Oriente Médio

Rebeldes huthis afirmam ter lançado ataque com drone contra Israel

Os huthis, próximos ao Irã, prometeram na terça-feira que continuariam com seus ataques contra Israel até o fim da guerra do país contra o Hamas

Por Agências
Publicado em 01 de novembro de 2023 | 21:20
 
 
 
normal

Os rebeldes huthis do Iêmen afirmaram, nesta quarta-feira (1º), terem lançado um ataque com drone contra Israel, em resposta à guerra que o país trava contra o movimento islamista palestino Hamas.

Os huthis, próximos ao Irã, prometeram na terça-feira que continuariam com seus ataques contra Israel até o fim da guerra do país contra o Hamas, e afirmaram já ter lançado vários mísseis e drones em território israelense.

"As forças armadas iemenitas lançaram uma série de drones nas últimas horas contra vários alvos [...] na Palestina ocupada, e atingiram seus objetivos", indicaram em comunicado militar. Até o momento, o Exército israelense não reagiu a essas declarações.

Na terça-feira, em um comunicado, os huthis afirmaram ter lançado "mísseis balísticos e vários drones", no terceiro ataque desse tipo desde o início da guerra, no mês passado, entre Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

O Exército israelense afirmou ter detectado um artefato voador "hostil" próximo à cidade de Eilat, às margens do Mar Vermelho, mas não informou sobre vítimas.

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque letal de milicianos do movimento islamista em território israelense, em 7 de outubro.

Essa incursão deixou 1.400 mortos, a maioria civis, de acordo com o balanço israelense, que também relatou cerca de 240 pessoas feitas reféns em Gaza.

Em retaliação, Israel impôs um cerco total ao território de 362 km² e iniciou bombardeios incessantes, que desde então resultaram em 8.796 mortes, incluindo 3.648 crianças, de acordo com o Hamas.

Os huthis, que assumiram o controle da capital iemenita, Saná, em 2014, fazem parte do "eixo de resistência", como são chamadas as forças inimigas de Israel. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!