Kiev, Ucrânia. Uma explosão foi sentida sobre Kiev, menos de uma hora após a passagem do ano, informou o prefeito da capital ucraniana, segundo o qual o sistema de defesa aérea "atuou" para proteger a cidade dos disparos russos.
"Explosão ouvida na capital. A defesa aérea está (operacional)", informou Vitali Klitschko pela rede Telegram após a detonação, ouvida por volta da 00h35 local (19H35 de Brasília). Ao longo do dia, vários ataques foram registrados no país, ignorando as festividades da passagem de ano.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, assegurou, neste sábado (31), em mensagem de fim de ano, que a Ucrânia vai continuar lutando até a "vitória" na guerra contra a Rússia e até recuperar todos os territórios ocupados ou anexados por Moscou. (Francepress)
"Lutaremos e continuaremos lutando. Para tornar realidade esta palavra: a vitória", declarou Zelensky em seu discurso de fim de ano, no qual disse esperar que 2023 seja "o ano da recuperação (...) das nossas terras".
O ano de 2022 foi aquele em que a "Ucrânia mudou o mundo", acrescentou Zelensky, referindo-se à resistência frente à invasão russa.