Leste Europeu

Russos estariam a 1 Km do centro de Bakhmut, na Ucrânia

Tropas de Putin tentam há meses tomar cidade de mais de 70 mil habitantes

Por Agências
Publicado em 11 de março de 2023 | 12:20
 
 
 

Kiev, Ucrânia. Os russos estão a pouco mais de um quilômetro do centro administrativo de Bakhmut, cidade que as tropas de Moscou tentam controlar há vários meses, afirmou neste sábado o fundador do grupo paramilitar Wagner, Yevgueni Prigozhin.

"Este é o edifício da administração municipal, o centro administrativo da cidade", afirmou, apontando do teto de outro prédio no que afirmou ser Bakhmut. 

"Estão a um quilômetro e 200 metros", acrescentou no vídeo publicado pela assessoria de sua empresa Concord. "Esta é a área, há combates em curso", acrescentou. 

A AFP não conseguiu confirmar as informações com fontes independentes.

Apelo por munição

"O mais importante é conseguir a quantidade correta de munição e e avançar", disse, em um momento de conflito aberto com o comando militar russo, em particular para obter mais munições, essenciais, segundo o grupo Wagner, para prosseguir com a conquista de Bakhmut.

Os homens de Prigozhin estão nos postos mais avançados da batalha por Bakhmut, que começou em meados do ano passado e já provocou muitas baixas dos dois lados.

Valor simbólico

As forças russas tentam cercar a cidade, que tinha quase 70.000 habitantes antes do conflito, há várias semanas. As tropas de Moscou conseguiram cortar várias rodovias importantes para o abastecimento das tropas ucranianas. 

Analistas questionam a importância estratégica de Bakhmut, mas a batalha - a mais longa desde o início da ofensiva russa há mais de um ano - adquiriu um valor simbólico, tanto para Ucrânia como para Rússia, que deseja conquistar uma vitória após vários reveses humilhantes nos últimos meses. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!