Se você procura uma série que fale de amor sem idealizações, As Quatro Estações pode te surpreender. Adaptação do filme homônimo de 1981, a produção acompanha três casais de meia-idade em suas viagens ao longo de um ano, e entrega uma dramédia sincera, que sabe equilibrar o riso com o peso da vida real.

Relações reais, com personagens igualmente reais

A série se destaca por construir personagens complexos e relacionamentos marcados por afeto, mas também por conflitos inevitáveis. Sem forçar vilões ou mocinhos, os episódios abordam questões comuns a casais de longa data: codependência, distanciamento, a busca por novos propósitos, o apego excessivo, a dificuldade de fazer sacrifícios e o medo do fim.

Tudo isso é apresentado com humanidade. Não há um “lado certo” mas sim perspectivas distintas, dores compartilhadas e decisões difíceis que às vezes levam à reconciliação, outras vezes ao afastamento.

Essa humanidade também aparece na amizade entre os casais. As dinâmicas entre eles fazem você acreditar que realmente se conhecem há décadas, com piadas internas e histórias que dizem muito sobre o passado.


Leia também:
+ Chespirito: Sem Querer Querendo — série tem nostalgia, emoção e excesso dramático
+ Melhores Séries de 2025: o que se destacou no primeiro semestre
+ Homem com H: Filme de Ney Matogrosso destaca arte, amor e identidade


Estrutura inteligente e elenco carismático

Com um elenco carismático e boas atuações — com nomes como Steve Carrell, Tina Fey e Colman Domingo —, As Quatro Estações ganha um charme extra ao trabalhar sua narrativa de forma temática: a cada dois episódios, a estação do ano muda e junto com ela, o foco recai sobre um novo momento na vida de cada casal.

Essas transições se somam para dar ritmo à série e criar novos cenários para os conflitos se desenrolarem. Há uma situação inicial que é reverberada ao longo de todas as estações, impactando todos os personagens.

Além disso, o tom da série consegue suavizar os temas mais pesados com pitadas de bom humor e situações inusitadas, oferecendo momentos de leveza que equilibram o drama com inteligência.

Para quem busca acolhimento, sem ilusão

Mais do que um retrato das crises conjugais, As Quatro Estações funciona como uma boa série-conforto. É daquelas que fazem pensar, mas também divertem, e dão um senso muito natural de progressão na história.

Onde assistir e quantas temporadas?

Se te interessou, você pode encontrar a série completa, com seus 8 episódios na Netflix. Com o sucesso da temporada inicial, a segunda já foi aprovada pelo serviço, mas sem previsão de estréia. 


Conteúdo relacionado:
+ Sucesso na Netflix, As Quatro Estações do Ano é renovada para uma 2ª temporada
+ 'As Quatro Estações do Ano': declaração de amor aos casamentos e às amizades
+ 5 lançamentos da Netflix para a semana 28 de julho a 03 de agosto


Confira também a análise em vídeo: